Suco de pepino é o novo suco verde?

17 de dezembro, 2019

O suco verde, seja de couve ou salsão, ocupou o café da manhã – e o feed do Instagram – de muita gente nos últimos anos. Porém, com a chegada do novo ano, um outro ingrediente desponta como elixir da saúde e bem-estar para 2020: o suco de pepino

O pepino, por si só, fornece vitaminas A, C e K, magnésio, potássio, folato e fibra. Então, por que o suco?

Assim como o de salsão, uma das reivindicações é que o suco de pepino ajuda a desintoxicação do corpo. Mas, a verdade é que o organismo não precisa de suco para desintoxicar – temos nossos rins e fígado para fazer isso por nós. 

De fato, quando se converte em suco uma fruta ou vegetal, é removida a fibra alimentar dos alimentos, o que pode estar causando mais mal do que bem quando se trata de desintoxicar o corpo.

Um estudo de novembro de 2016 publicado no periódico americano Advances in Nutrition mergulhou fundo no efeito que a fibra alimentar afeta o intestino, fígado e rins. Acontece que, quando ingerimos fibras, ele altera o ambiente do intestino de várias maneiras, uma das quais inclui ajudar bactérias benéficas específicas a crescer.

Por fim, isso resulta em uma função melhorada de barreira intestinal que realmente protege o fígado e rins de bactérias pró-inflamatórias. Ao fazer isso, permite que os dois órgãos se concentrem nas funções pretendidas, incluindo filtragem e remoção de toxinas do corpo, em vez de combater e controlar a inflamação.

Portanto, o suco de pepino – embora possa fornecer outros nutrientes – não ajuda na obtenção de mais fibras na dieta.

Suco de pepino para hidratação e combate ao inchaço

Outra alegação é que o suco de pepino é “ultra-hidratante” porque o vegetal tem cerca de 96% de água em sua composição. No entanto, se você estiver tentando se hidratar, beba água.

Combater o inchaço é outro benefício elogiado e, na verdade, existe apoio científico. Primeiro, como sabemos, os pepinos são recheados com água e contêm pouco sódio, duas propriedades que ajudam a reduzir o inchaço. Mas, o vegetal in natura também podem reduzir o inchaço gastrointestinal, inibindo enzimas pró-inflamatórias. No entanto, novamente, é possível obter os mesmos benefícios e mais comendo pepinos em saladas, por exemplo. 

Tomar ou não tomar o suco de pepino?

Por fim, quem quiser experimentar suco de pepino ou qualquer suco verde, pode ser delicioso. E eles certamente fornecem alguns nutrientes. Mas, quem está pulando na onda do suco de pepino por seus benefícios de desintoxicação ou hidratação, provavelmente há maneiras melhores de atingir esses objetivos. Assim, concentrar-se em comer frutas e vegetais in natura, com casca e sementes, fará mais pela saúde a longo prazo.

Leia também: Pepino: Benefícios e propriedades

Receita de suco de pepino

Ingredientes

  • Pepino médio (uma unidade)
  • 1 limão
  • Água (1 ½ litro)
  • 10 folhas de hortelã

Modo de preparo

Corte o limão em quatro e o pepino em rodelas, com casca e tudo. Descasque o gengibre e corte em pedaços pequenos ou rale se preferir. Depois, bata bem no liquidificador com a água e depois coe e coloque as folhas de hortelã.

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