Dieta de Arthur Aguiar no BBB 22 acende alerta para fome emocional

Alimentação Bem-estar
11 de Fevereiro, 2022
Dieta de Arthur Aguiar no BBB 22 acende alerta para fome emocional

“No primeiro prato, eu comi japonês, todos os hambúrgueres e pastel. Na sequência, fiz outro prato e meti: lasanha, empadão, carne e purê de batata baroa. Tudo o que tinha de comida, eu botava no prato”. A dieta de Arthur Aguiar, bem como sua fala contando tudo o que comeu em uma das festas do BBB 22, logo viraram meme na internet. Brincadeiras à parte, a situação trouxe à tona um assunto muito importante: a fome hedônica, também conhecida como fome emocional.

O que é a fome hedônica?

De acordo com a nutróloga Fernanda Cortez, é quando a pessoa se alimenta por ansiedade, estresse ou qualquer outro sentimento. “Não é uma fome real, mas emocional, diferente da necessidade do corpo de calorias e alimentos.”

Por exemplo: quando a gente realmente precisa comer, qualquer coisa serve, não é mesmo — seja uma saladinha, um frango grelhado, uma sopa… Por outro lado, quando a fome é hedônica, há o desejo por itens específicos — pizza, coxinha, pedaço de bolo, hambúrguer, entre outros.

E não tem problema sentir vontade de comer uma coisa ou outra de vez em quando. Mas a questão é que quando o hábito se torna frequente, além de não contribuir em nada para uma alimentação saudável e em prol da saúde, ele pode evoluir para quadros de compulsão alimentar se a pessoa já tiver predisposição.

Leia também: Receitas deliciosas com os ingredientes da xepa do BBB 22!

Dieta do Arthur Aguiar no BBB

Ainda segundo a especialista, a fome emocional costuma aparecer em momentos de estresse. “A maioria das pessoas acaba relacionando o sentimento à fome, e o alimento vira uma forma de preencher algum vazio, uma espécie de recompensa”, diz.

E ficar três meses confinado em uma casa, sem contato com os amigos ou a família, e tendo que conviver com pessoas desconhecidas pode realmente provocar grandes tensões.

Aliás, a própria Maíra Cardi, esposa de Arthur, foi às redes sociais falar sobre o assunto. “Quando as pessoas comem, elas não comem comida. Comem emoções. Empurram para dentro aquilo que não conseguem colocar para fora, para não olhar as próprias dores. É preciso olhar a raiz do problema e onde ela está? Na infância, na adolescência, lá atrás. Quando você come exageradamente, é uma fuga”, explicou a empresária.

Dieta de Arthur Aguiar: Influência das restrições

Outro fator que pode incentivar o aparecimento da fome emocional é ter passado por alguma restrição alimentar mais radical. “A restrição em excesso pode fazer mal depois. Isso porque quando a pessoa só ouve ‘não’, como ‘não pode comer pão’, essa proibição fica no subconsciente dela, o que acaba gerando muito mais ansiedade e até causando episódios de compulsão alimentar”, diz a nutróloga.

Maíra já contou que, antes de entrar no BBB 22, Arthur passou por um processo de emagrecimento com ela e sua equipe, e perdeu 9 quilos em um mês. Em seguida, ela explicou que ele sempre gostou de comer “porcarias” e que os dois levavam dietas bem diferentes no dia a dia. A equipe da coach, inclusive, o orientou sobre como manter uma alimentação mais saudável, mas, segundo ela, o lado emocional do brother falou mais alto.

“Esse exagero de comer excessivamente e, inclusive, nem querer comer (como foi no episódio da jujuba, em que Arthur disse que não comia o doce justamente enquanto o comia) não é sobre estar com vontade. É sobre fechar as feridas, o vazio que tem dentro, a ansiedade. Come para esconder um buraco. Isso não é só o Arthur, somos todos nós. Por isso, não adianta: pode ser o melhor nutricionista do mundo, se ele te passar uma dieta e você não estiver bem emocionalmente, você não vai seguir”, afirmou Maíra em outra parte do vídeo.

Como identificar e tratar o problema?

Seja o caso do Arthur Aguiar ou o de qualquer outra pessoa, somente um profissional especializado saberá fazer o diagnóstico correto. Portanto, se você acha que anda descontando suas emoções na comida, procure ajuda nutricional e psicológica, principalmente se surgirem os seguintes sinais:

  • Você anda passando por momentos difíceis no trabalho, no relacionamento, nas economias ou em qualquer outra esfera;
  • Você tem vontade de alimentos específicos (geralmente calóricos, açucarados e industrializados);
  • Além disso, depois de comer, você geralmente sente culpa e arrependimento;
  • Às vezes, você consome grandes quantidades de comida e só percebe ao terminar (por exemplo, comer um pacote de bolachas ou um saco inteiro de pipoca de uma vez).

Fernanda Cortez diz que é preciso investigar e tratar as causas do problema (sejam elas psicológicas ou mesmo hormonais). Portanto, nutricionistas, nutrólogos e psicólogos (ou psiquiatras) serão seus melhores aliados.

Leia também: Como usar touca de cetim, acessório muito presente no BBB 22

Fonte: Fernanda Cortez, nutróloga e ortomolecular pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e pós-graduada em Nutriendocrinologia Funcional.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo