Dieta da melancia é saudável? Comer somente o alimento por dias traz riscos
Se você gosta do assunto cheerleading, prática esportiva que envolve equipes de torcida, acrobacias e coreografias impressionantes, provavelmente já assistiu à série documental Cheer, que retrata a rotina de um grupo no Texas, Estados Unidos. A capacidade física dos atletas maravilha os espectadores, mas uma estratégia alimentar também se destaca: a dieta da melancia.
Leia também: Jennifer Aniston comeu a mesma salada todos os dias por 10 anos
Nela, mesmo durante treinos intensos e exaustivos, os adeptos consomem apenas a fruta por dias. Será que isso é saudável?
Por que você não deveria testar a dieta da melancia
Realmente, a melancia é considerada um alimento saudável. E por ser rica em água (cerca de 92% da sua composição é formada pelo líquido), algumas pessoas acreditam que ela seja capaz de promover a desintoxicação do corpo. Contudo, quem faz isso é o próprio organismo — mais especificamente o fígado, os rins e o intestino.
E apesar de a fruta carregar muitos nutrientes, como carboidrato, sais minerais, vitaminas e compostos antioxidantes, vale lembrar que ela, sozinha, não é capaz de entregar todas as substâncias necessárias para o funcionamento adequado do corpo.
Por isso, comer apenas melancia por um período longo traz alguns riscos. O mais importante deles talvez seja a deficiência nutricional. Desse modo, sem uma boa nutrição, o organismo fica mais propenso a doenças, infecções, fadiga e mau desempenho. Crianças com dietas pobres, por exemplo, correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento e baixo desempenho acadêmico. Ainda, maus hábitos alimentares podem persistir pelo resto de suas vidas.
Quer colocar a melancia no seu cardápio para a perda de peso? Busque a ajuda de um profissional. Juntos, vocês poderão pensar em um plano alimentar focado no ingrediente, mas que também contenha doses adequadas de proteínas, gorduras boas, carboidratos, micronutrientes… E por aí vai.