Di-Indol Metano (DIM): O que é e para que serve

Alimentação Bem-estar
04 de Dezembro, 2020
Di-Indol Metano (DIM): O que é e para que serve

O Di-Indol Metano, ou apenas DIM, é um fitoquímico encontrado especialmente nos vegetais crucíferos, como repolho, brócolis, couve-flor e couve . Ele é conhecido por promover equilíbrio hormonal, fortalecer a imunidade, reduzir sintomas da menopausa – pois alivia os malefícios dos estrógenos, e mais. A substância também é encontrada em comprimidos, em forma de suplemento.

Benefícios e usos do Di-Indol Metano (DIM)

Tratamento de acne hormonal

Acne hormonal é um problema na vida de muitas mulheres, muitas vezes impactando severamente sua autoestima. Por isso, movimentos como acne positivity vêm ganhando cada vez mais força. Nesse sentido, um tratamento que vem sendo cada vez mais indicado é a suplementação de Di-Indol Metano, o DIM, pois ele ajuda a controlar os hormônios causadores do surgimento das espinhas. Não só, indica-se também incluir na dieta alimentos que sejam naturalmente ricos nesse fitoquímico.

Leia mais: Está com acne na vida adulta? Sua dieta pode ser culpada

Alívio dos sintomas da menopausa

Não só, por promover maior equilíbrio hormonal, o fitoquímico também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, como estresse, ondas de calor, retenção de líquido, ganho de peso, irritabilidade, insônia e mais. Também pode beneficiar o sistema endócrino masculino, pois atua na ativação da testosterona

Leia também: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Fortalece a imunidade e a saúde cardiovascular

Ainda, o DIM promove efeito antioxidante que beneficia não só a saúde e a aparência da pele, mas também garante uma imunidade mais fortalecida e a maior proteção da saúde cardiovascular.

Alimentos ricos em Di-Indol Metano (DIM)

Quando suplementar

Todo suplemento deve ser orientado por um profissional nutricionista ou médico. Ou seja, só ele pode dizer se a pessoa tem indicação para tomar um suplemento específico e qual é a dose correta. Assim, cada pessoa tem uma necessidade e uma individualidade bioquímica e, por isso, a importância de ser indicado por um profissional. 

Leia mais: Melhores alimentos para mulheres com 40 anos ou mais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas