Óleo de prímula: O que é e benefícios

Bem-estar Equilíbrio
26 de Novembro, 2019
Óleo de prímula: O que é e benefícios

O óleo de prímula se tornou popular entre as mulheres, especialmente aquelas que sofrem com a TPM e seus efeitos colaterais. Esse óleo é extraído da flor que o nomeia, a prímula (Primrose, em Inglês), originária da América do Norte.

Tradicionalmente, a flor é usada para tratar machucados diversos, hemorroidas, problemas digestivos e na garganta.

O potencial medicinal dessa flor vem principalmente do ácido gamalinolênico (GLA) contido em sua composição. Esse é um ômega-6, um ácido graxo encontrado em plantas.

Benefícios do óleo de prímula para a pele

Previne a acne

O ácido graxo contido na prímula é ótimo no combate da acne, pois reduz as inflamações na pele e diminui o número de células causadoras de lesões. Além disso, é ótimo para hidratar a pele.

Combate mesmo os sintomas da TPM?

Em princípio, estudos mais antigos suportam o argumento de que sim. Entretanto, estudos mais recentes combatem essa ideia.

Isto é, acreditava-se que o óleo de prímula tinha os seguintes efeitos no controle hormonal:

Leia também: Mulheres sofrem mais de ansiedade do que os homens

Eventualmente, há crença de que ele detinha esses efeitos foi desvalorizada. Não só, também se acreditava que o óleo poderia reduzir dores no seios sofridas por mulheres no período pré-menstrual.

Leia mais: Como a TPM afeta a fome

Cuidados com o óleo de prímula

Profissionais de medicina, especialmente ginecologistas, alertam para o fato de não haver real comprovação científica para o potencial medicinal do óleo. Assim, não há evidências reais que comprovem os possíveis benefícios do óleo para mulheres que sofrem com a TPM.

Ademais, é preciso ressaltar que os sintomas da TPM (e da menopausa) não podem ser desprezados ou minimizados – eles podem e devem ser combatidos. Nesse sentido, um tratamento eficaz deve ser formulado.

Por isso, os especialistas alertam e ressaltam o quão importante é buscar tratamento e acompanhamento médico, caso os sintomas permaneçam ou se agravem.

Certamente, o corpo e o organismo de cada mulher são únicos e diferentes. Portanto, faz-se necessário procurar um tratamento ideal de acordo com a sua individualidade.

Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado