5 exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Bem-estar Movimento
23 de Outubro, 2019
5 exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

O desconforto do inchaço com certeza incomoda muita gente, principalmente as mulheres. Esse probleminha, também conhecido por retenção de líquidos, nada mais é do que o acúmulo de água em algumas partes do corpo. Pernas, pés, braços, abdômen e rosto são as mais afetadas. 

Há inúmeras razões para a retenção de líquidos se manifestar, mas a mais recorrente é o sistema circulatório que não está em pleno funcionamento ou devido a uma disfunção hormonal que altera o metabolismo. 

O calor também pode ser o responsável pelo aumento da retenção porque estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, assim como o consumo excessivo de sódio, que influencia o quadro inflamatório.

A boa notícia é que existem exercícios que ajudam a diminuir o inchaço – além de evitar a retenção de líquidos a longo prazo. 

Leia também: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Como usar o alongamento a seu favor

Quando o assunto é exercícios que ajudam a diminuir o inchaço, trata-se basicamente de alongar os músculos abdominais. Isso porque quanto mais A região estiver alongada, maior o fluxo sanguíneo no corpo que eliminará a retenção de líquidos. Confira alguns movimentos: 

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Esse alongamento se concentra em estender e alongar os músculos abdominais, além de proporcionar um alongamento mais profundo nos quadris. Estenda os braços acima da cabeça e dê um passo para trás com a perna direita diretamente atrás de você. certifique-se de que está com a ponta do pé e o calcanhar apontados para frente. Ao mesmo tempo, estenda os braços para trás, esticando-se através do abdômen.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Estenda os braços acima da cabeça e levante a perna direita em um ângulo de 45 graus. Gire o tronco para o lado esquerdo, levando simultaneamente os braços para a esquerda. Repita oito vezes de cada lado.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Coloque os braços acima da cabeça e estenda a perna direita na frente. Certifique-se de deixar a perna esquerda levemente flexionada. Incline-se levemente para trás, dobre o joelho direito e levante a perna direita a 90 graus à sua frente e, ao mesmo tempo, levante os braços até a altura dos ombros. Repita seis vezes de cada lado.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Posicione as mãos nos joelhos, estenda a perna direita para trás, enquanto desloca todo o corpo para trás levemente, estendendo os braços à sua frente. A partir daqui, estenda a mão esquerda até o teto e gire o tronco para o lado esquerdo. Essa torção no seu tronco também ajuda a alongar os abdominais, mas também abre o peito, maximizando o fluxo sanguíneo geral.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Deite-se de costas com os joelhos dobrados e levemente girados para fora. Ele o quadril a uma polegada do chão, enquanto aperta uma bola entre as pernas para obter uma ativação extra da parte interna da coxa. Isso ajuda a fortalecer o abdômen e abrir os quadris, promovendo o fluxo sanguíneo e a digestão, que é um fator importante para a redução do inchaço.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!