Dextrose: O que é, para que serve e benefícios
A dextrose é um tipo de açúcar produzido em laboratórios a partir do amido de milho. É um carboidrato simples, ou seja, eleva a glicemia mais rapidamente. Por isso, garante energia ao corpo e contribui para o ganho de massa magra (hipertrofia). Assim, a dextrose pode ser usada como um suplemento alimentar para pessoas que fazem exercícios de intensidade, como é o caso da musculação, bem como exercícios aeróbicos.
Leia também: Sinais de que você está comendo muito carboidrato
Benefícios da dextrose
Corpo mais energizado
A dextrose é um açúcar, mais especificamente, um carboidrato simples. Portanto, sua principal função é render energia ao organismo. Dessa forma, causa o aumento da glicemia sanguínea – a presença de açúcar no sangue.
Por isso, costuma ser suplementada antes da prática de exercícios físicos, geralmente por atletas de alto rendimento. Não só, pode ser ministrada também para pacientes hospitalizados e com dificuldade de se alimentar.
Facilita o ganho de massa muscular
Além de promover um treino de melhor rendimento, também atua na recuperação dos músculos. Sendo assim, a suplementação pode facilitar o ganho de massa muscular, ou seja, a hipertrofia. Ainda, ajuda no envio das proteínas aos músculos, pois junto do pico de glicemia vem o pico de insulina, hormônio responsável pelo transporte proteico.
Leia mais: As melhores proteínas para a saúde cardiovascular
Como suplementar a dextrose com segurança
Toda suplementação deve ser feita apenas se houver recomendação prévia e acompanhamento médico. Por isso, antes de suplementar a dextrose, um médico deve ser consultado. Ele também será responsável por definir a quantidade segura e ideal.
Porém, de maneira geral, a quantidade recomendada é de 30 gramas diários, o que equivale aproximadamente a 120 calorias. Não é recomendado exceder essa quantidade, pois pode desencadear no ganho de peso.