Como temperar frango? Aprenda a forma ideal

Alimentação Bem-estar Casa
07 de Abril, 2022
Como temperar frango? Aprenda a forma ideal

Com o aumento dos valores da carne bovina, os brasileiros tiveram de recorrer a outros tipos de proteína. De acordo com pesquisadores do Cepea, o frango nunca esteve tão mais barato do que a carne vermelha. No mês de fevereiro, a diferença do preço desses dois tipos de carne chegou a uma média de R$15,6 o quilo. Além disso, o frango é um alimento bastante versátil, já que os cortes podem ser usados tanto para preparação de patês, recheios de tortas e fricassés, quanto para as refeições do dia a dia. Contudo, existe uma forma adequada de preparar o alimento. Por isso, saiba como temperar o frango sem perder os benefícios.

Além do sabor, o valor nutricional de uma refeição deve ser levado sempre em consideração. Tal cuidado não poderia ser diferente com o frango. Acima de tudo, antes de temperá-lo e prepará-lo, é necessário conhecer as melhores formas de manter a qualidade do produto. Afinal, o objetivo é conseguir montar um prato equilibrado e saudável, certo?

Por isso, a nutricionista e chef de cozinha Flavia Costa pontuou quais temperos utilizar e como fazer o preparo do frango da maneira correta.

Como temperar o frango? 

“Procurar sempre temperos naturais. Isto é, condimentos que harmonizem entre si e que tornem a carne de frango mais saborosa, macia e suculenta”, resume a profissional. Ela aproveita para citar as melhores opções de condimento, por exemplo:

Além disso, Flavia ainda indica outra técnica para deixar o frango mais apetitoso. “Uma sugestão é escolher alguns temperos citados e fazer uma marinada, batendo tudo no liquidificador ou no mixer, e deixar na carne por no mínimo 2 horas, a fim de absorver os sabores”, diz.

Outro ponto importante é evitar, sobretudo, o uso de temperos prontos/industrializados. Eles costumam ter uma grande quantidade de sódio, ingrediente que, em excesso, traz prejuízos significativos para a saúde, como a hipertensão.

Leia mais: Como fazer o frango perfeito

Benefícios

O frango, além de contar com quantidades bem menores de gorduras saturadas do que a carne bovina, ainda é rico em diversas vitaminas que ajudam a prevenir o surgimento de câncer e a manter o coração saudável.

A vitamina B3, conhecida como niacina, também atua na proteção do cérebro, ajudando, assim, a prevenir o surgimento de doenças como o Mal de Alzheimer. Já a presença do selênio colabora com o bom funcionamento da tireoide. Por fim, o frango oferece bastante energia ao corpo, contribuindo para o combate ao cansaço e ao desgaste físico.

Receitas com frango

Amigo dos que estão em processo de emagrecimento ou de ganho de massa muscular, o frango pode ser preparado de diversas maneiras. Dessa forma, veja algumas receitas saudáveis e práticas feitas com a proteína:

Fonte: Flavia Costa, nutricionista e chef de cozinha

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros