Como temperar frango? Aprenda a forma ideal
Com o aumento dos valores da carne bovina, os brasileiros tiveram de recorrer a outros tipos de proteína. De acordo com pesquisadores do Cepea, o frango nunca esteve tão mais barato do que a carne vermelha. No mês de fevereiro, a diferença do preço desses dois tipos de carne chegou a uma média de R$15,6 o quilo. Além disso, o frango é um alimento bastante versátil, já que os cortes podem ser usados tanto para preparação de patês, recheios de tortas e fricassés, quanto para as refeições do dia a dia. Contudo, existe uma forma adequada de preparar o alimento. Por isso, saiba como temperar o frango sem perder os benefícios.
Além do sabor, o valor nutricional de uma refeição deve ser levado sempre em consideração. Tal cuidado não poderia ser diferente com o frango. Acima de tudo, antes de temperá-lo e prepará-lo, é necessário conhecer as melhores formas de manter a qualidade do produto. Afinal, o objetivo é conseguir montar um prato equilibrado e saudável, certo?
Por isso, a nutricionista e chef de cozinha Flavia Costa pontuou quais temperos utilizar e como fazer o preparo do frango da maneira correta.
Como temperar o frango?
“Procurar sempre temperos naturais. Isto é, condimentos que harmonizem entre si e que tornem a carne de frango mais saborosa, macia e suculenta”, resume a profissional. Ela aproveita para citar as melhores opções de condimento, por exemplo:
- Suco de limão ou de laranja;
- Sal;
- Alho;
- Cebola;
- Cúrcuma;
- Curry;
- Açafrão;
- Salsinha;
- Cebolinha;
- Coentro;
- Azeite de oliva;
- Salsão;
- Alho poró;
- Pimentões;
- Gengibre.
Além disso, Flavia ainda indica outra técnica para deixar o frango mais apetitoso. “Uma sugestão é escolher alguns temperos citados e fazer uma marinada, batendo tudo no liquidificador ou no mixer, e deixar na carne por no mínimo 2 horas, a fim de absorver os sabores”, diz.
Outro ponto importante é evitar, sobretudo, o uso de temperos prontos/industrializados. Eles costumam ter uma grande quantidade de sódio, ingrediente que, em excesso, traz prejuízos significativos para a saúde, como a hipertensão.
Leia mais: Como fazer o frango perfeito
Benefícios
O frango, além de contar com quantidades bem menores de gorduras saturadas do que a carne bovina, ainda é rico em diversas vitaminas que ajudam a prevenir o surgimento de câncer e a manter o coração saudável.
A vitamina B3, conhecida como niacina, também atua na proteção do cérebro, ajudando, assim, a prevenir o surgimento de doenças como o Mal de Alzheimer. Já a presença do selênio colabora com o bom funcionamento da tireoide. Por fim, o frango oferece bastante energia ao corpo, contribuindo para o combate ao cansaço e ao desgaste físico.
Receitas com frango
Amigo dos que estão em processo de emagrecimento ou de ganho de massa muscular, o frango pode ser preparado de diversas maneiras. Dessa forma, veja algumas receitas saudáveis e práticas feitas com a proteína:
- Frango com abóbora;
- Iscas de frango com legumes;
- Wrap de frango;
- Strogonoff de frango low carb;
- Coxinha de frango com mostarda e mel.
Fonte: Flavia Costa, nutricionista e chef de cozinha