Como retomar a dieta na quarentena e emagrecer

Alimentação Bem-estar
20 de Maio, 2020
Como retomar a dieta na quarentena e emagrecer

Você estava focada em mudar de hábitos e emagrecer. Estava motivada e cheia de energia. Mas, então, veio a pandemia do coronavírus e, com ela, uma enxurrada de emoções e sentimentos de ansiedade e estresse, combinados com isolamento social, desânimo e sedentarismo. Atacou a geladeira? Não tem problema. O importante é saber que dá para retomar a dieta na quarentena.

Sair da linha faz parte. Mas, se o desejo é voltar para os eixos, ainda dá tempo de focar em uma alimentação equilibrada, que priorize frutas, vegetais, grão integrais e proteínas magras.

Assim, se você se acabou na comilança, nós separamos algumas estratégias para colocar em prática e retomar a dieta na quarentena. 

Crie um diário alimentar

Faça anotações de tudo o que come, quais foram os horários das refeições e, principalmente, seu estado emocional no momento. Assim, ficará mais fácil visualizar o que foi consumido errado ou em excesso e quais as causas desses deslizes. 

Concentre-se no que está comendo

A vontade de almoçar vendo televisão é grande. Mas, no momento da refeição é importante focar para controlar o que consome. Portanto, escolha locais tranquilos e agradáveis para fazer suas refeições e se desconecte de aparelhos eletrônicos e redes sociais. Explore o sabor e a textura de cada alimento e mastigue com calma. 

Prefira comida de verdade

Priorize refeições compostas por comida de verdade, como arroz, feijão, batata, carne, frango, peixe, ovo, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais, leite, iogurte natural. Fuja de alimentos industrializados, que são cheios de açúcar, gorduras, sódio e muitas vezes não saciam a fome por tempo prolongado e nem nutrem o corpo.  

Controle o tamanho das porções

Para manter uma alimentação equilibrada e saudável é preciso consumir todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, gorduras e, claro, frutas e verduras. Mas, só isso não basta, já que é importante também conhecer e respeitar as quantidades ideais de cada grupo. 

Assim, cada um deve controlar as porções dos alimentos que ingere ao longo do dia. Além disso, também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada, maionese e condimentos.

Movimente-se

Isolamento social não é desculpa para sedentarismo. Portanto, aproveite que está passando mais tempo em casa para organizar a agenda e encaixar um treino para potencializar os resultados e emagrecer com ainda mais saúde. Malhar no conforto do lar vai garantir que você ainda possa aumentar a frequência cardíaca, suar, fortalecer os músculos e liberar energia e emoções reprimidas. 

O que você precisa? Não é muito: Um espaço para se movimentar com segurança, o peso do próprio corpo e, para completar, um aplicativo com recursos gratuitos que guie seus treinos e passe todas as coordenadas para a execução correta dos exercícios.  O aplicativo Workout, uma plataforma focada em exercícios para se fazer em casa, conta com aulas em vídeo de yoga, pilates, alongamento, HIIT, relaxamento, treinos funcionais são algumas das modalidades que estão no app, do nível iniciante ao avançado. 

Cuidado com as refeições noturnas

O que você come no período noturno pode ser um problema quando se trata de controle de peso. Assim, cortar alimentos ricos em calorias e com alto teor de açúcar(como uma tigela de sorvete), é definitivo para quem deseja emagrecer mais rápido.

Hidrate-se

Um dos melhores hábitos para se livrar da gordura e retomar a dieta na quarentena é beber de oito a 10 copos de água por dia. Desta forma, você vai eliminar tudo o que não funciona para o seu corpo, como as toxinas. 

Beba chá

Bebidas como o chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica ou de jabuticaba, e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e o aumento da massa magra. Além disso, eles também ajudam a silenciar os genes envolvidos com o ganho de peso.

Busque alimentos que aceleram o metabolismo

Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias e ajudam você a emagrecer. Os principais alimentos termogênicos são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.

Leia também: Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!