Como perder barriga em 2023: treino e dieta para secar

Alimentação Bem-estar Movimento
11 de Janeiro, 2023
Como perder barriga em 2023: treino e dieta para secar

Uma das suas promessas de ano novo foi perder barriga em 2023? Não deixe a resolução ficar só no papel. Isso porque com algumas dicas, é possível manter a motivação e o foco.

Mas, para atingir essa meta é preciso muito além que fazer abdominais ou qualquer outro exercício para a região. Pois, é necessário eliminar a camada de gordura da região, para que os gomos fiquem aparentes. Nesse sentido, é preciso seguir uma alimentação balanceada, que priorize o déficit calórico, que é quando o corpo consome menos calorias do que gasta. Veja dicas de treino e dieta

Como perder barriga em 2023: qual dieta seguir?

A melhor dieta é aquela que você consegue fazer por mais tempo e com mais constância. É o momento de se cuidar, mas sem estresse. Assim, evitar frituras e industrializados e priorizar frutas, vegetais e grãos integrais é sempre uma boa estratégia, especialmente agora. 

Pensando nisso, uma dieta low carb não muito severa  (40% de carboidratos) pode ser um dos estilos alimentares indicados para quem deseja emagrecer até o final do ano sem abrir mão da saúde. 

Leia também: Perder gordura abdominal: 13 dicas para secar a barriga

Como funciona

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% no dia seja carboidrato. Contudo, nos métodos low carb, o macronutriente compõe entre 45% a 5%.

A low carb é segura para quem deseja conquistar um abdômen trincado sem treinar. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Cardápio para perder barriga em 2023

Café da manhã

  • 1 fatia de pão integral e 2 fatias médias de queijo branco light.

Lanche da manhã

  • 1 ameixa

Almoço para conquistar um abdômen trincado sem treinar 

Lanche da tarde

  • 1 banana aquecida no micro-ondas com 1 colher de sobremesa de cacau em pó

Jantar

Muffin (2 ovos batidos, 3 colheres de chá de farelo de aveia, atum, abobrinha ralada, sal, pimenta, azeitona. Mas, misture e asse em forminhas ) + 1 pires de legumes (pimentão, cenoura, berinjela, tomate) assados e temperados com azeite extravirgem e orégano.

Quanto tempo leva para perder barriga?

Infelizmente, não podemos dizer ao nosso corpo de onde exatamente gostaríamos de secar. Seu corpo nasce com lugares pré-concebidos em que deseja armazenar gordura e, da mesma maneira, extrai gordura de onde achar melhor. Ou seja, é preciso perder gordura do corpo todo para, assim, se refletir em perder barriga. 

Dito isso, quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu  armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

Já quando você se exercita ou faz alguma atividade física, os músculos obtêm energia do glicogênio armazenado. Assim, o cardio de alta intensidade queima gordura. Mas, o treinamento de força e resistência também. Pois, aumentar a massa muscular corporal ajuda a queimar mais calorias e gordura, além de aumentar a taxa metabólica.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia. 

Isso significa cortar as calorias que você come, aumentar o número de calorias queimadas durante o treino – ou, provavelmente, fazer uma combinação de ambas.

Porém, perder 4 quilos em um mês só funciona se você estiver ingerindo muitas calorias (para ter de onde cortar). No entanto, quem já está em uma dieta de baixa caloria, pode demorar mais para ver esse resultado. 

Leia também: Quantas calorias você queima em cada atividade física?

Dicas de treino para perder barriga em 2023

Não faça somente exercícios abdominais

Muita gente acaba apostando apenas nos exercícios abdominais quando o objetivo é perder barriga. Mas não podemos negligenciar outras atividades. “Um bom treino intenso, com prevalência de movimentos multiarticulares, fará com que você aumente sua perda de calorias, fazendo com que sua circunferência abdominal diminua”, diz Cássio Fidlay, educador físico e personal trainer.

Dicas para perder barriga em 2023: não negligencie a musculação

“Não faça só aeróbico ou musculação, mas sim os dois para potencializar a perda de gordura abdominal”, recomenda Cássio. Isso porque enquanto o primeiro ajuda na queima de calorias e no aumento do condicionamento físico, o segundo contribui para o aumento da massa muscular, também importante para deixar nosso metabolismo funcionando a

Invista no HIIT

“O treino intervalado de alta intensidade, que intercala momentos de estímulo intenso com intervalos rápidos de recuperação, é uma boa opção para emagrecer, ou seja, uma ótima aposta para quem quer secar a barriga.”

Durma bem

O especialista recomenda dormir, no mínimo, cinco ou seis horas por noite. “O descanso contribui para o emagrecimento”, ele finaliza.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra