Como organizar a geladeira? Ato evita desperdícios e pode até melhorar a alimentação

13 de janeiro, 2022

Uma estimativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que a população mundial joga fora mais de um bilhão de toneladas de comida todos os anos. E não saber como organizar a geladeira corretamente pode contribuir para o aumento desse número, uma vez que gera o desperdício excessivo de alimentos no dia a dia.

Ir ao supermercado e comprar produtos que fogem dos hábitos de consumo, esquecer itens abertos no fundo das prateleiras ou acumular comida no eletrodoméstico são situações rotineiras na vida de boa parte da população. E não é só o planeta que sai perdendo com esses hábitos: nosso bolso também sofre.

Por isso, a melhor saída é tentar manter a organização. “Quando falamos especificamente da geladeira, tê-la categorizada, com todos os itens visíveis e ao alcance, é o ideal para garantir mais praticidade no dia a dia. Isso impacta, inclusive, na forma como nos alimentamos”, comenta a organizer Renata Morrissy.

Leia também: Comer alimentos vencidos faz mal?

Portanto, ela separou algumas dicas para você não errar mais na hora de guardar as compras do supermercado ou da feira. Confira:

Como organizar a sua geladeira

1 – Prateleira mais alta

Por ser o local mais frio do equipamento, a profissional indica dar preferência aos produtos usados com mais frequência. “Itens que estragam rapidamente, como os laticínios e carnes, devem ficar sempre à vista. Isso facilita a rotina e não deixa os alimentos caírem no esquecimento”, comenta. “Outra dica é fazer uso de organizadores para distribuir melhor os alimentos dentro do eletrodoméstico”, acrescenta.

Os organizadores do tipo “cesto com cabo”, por exemplo, acomodam iogurtes, leite, sucos, condimentos, requeijão, geleias e muito mais. Isso porque eles viram uma espécie de gaveta extra e ajudam na hora da limpeza.

2 – Prateleiras do meio

As prateleiras do meio devem ser organizadas de acordo com o estilo de vida dos moradores. “Para quem tem filhos pequenos, organize lanches e produtos das crianças nessas prateleiras. Ou então, se você prepara marmitas, destine um espaço exclusivo para elas. Industrializados ou sobras podem ficar nessa região também. Mas lembre-se de fechar bem as embalagens que já foram abertas”, indica Renata Morrissy.

Leia também: Quanto tempo duram as “sobras” da geladeira?

3 – Gavetas

Nas gavetas devem ficar verduras, frutas e legumes. A especialista indica colocar esses alimentos em caixas organizadoras com tampas ventiladas e transparentes, para que seja fácil identificar o que está guardado ali.

Mas como organizar a geladeira no dia a dia?

Organização, ok! Mas, agora, é preciso mantê-la no dia a dia. De acordo com a organizer, criar o hábito de preparar uma lista de compras antes de ir ao mercado é fundamental. “Faça um check list de itens que precisam ser comprados — isso ajuda a ter mais assertividade e evita o desperdício e o consumo excessivos.”

Ela ainda chama a atenção para outra ação que deve fazer parte da rotina na cozinha: verificar o prazo de validade dos alimentos e ir descartando com frequência o que estiver vencido. “Essa varredura pode acontecer uma vez por semana, ou quinzenalmente, mas é importante ser frequente. Da mesma forma, é preciso limpar imediatamente o equipamento caso algum alimento suje as prateleiras”, aconselha.

Leia também: Banheiro organizado: 6 itens que você não deve guardar no banheiro

Fonte: Renata Morrissy, organizer e parceira da Ordene, empresa especializada em oferecer soluções para organização.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.