De segunda a domingo: uma receita diferente de ovo para cada dia da semana!

Alimentação Bem-estar
16 de Setembro, 2022
De segunda a domingo: uma receita diferente de ovo para cada dia da semana!

Você segue alguma dieta que pede o consumo diário de ovos, ou então simplesmente ama o alimento? Pois, então, aqui vão sete maneiras diferentes (mas igualmente deliciosas) de como fazer ovo!

Ele já foi considerado vilão de uma alimentação saudável por supostamente aumentar os níveis de colesterol no sangue. Mas já teve sua redenção: hoje, a ciência sabe que o ovo pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Quem é fã de musculação, por exemplo, costuma incluir esse alimento no cardápio. Isso porque ele é rico em albumina, um tipo de proteína importantíssimo para o ganho de massa muscular. Além disso, ele carrega vitaminas A, D, E e B12, benéficas para os olhos, a pele, os ossos e até a memória.

Leia também: Juju Salimeni diz ter intolerância a frango e batata-doce; é possível?

Para não enjoar, vale testar diferentes preparações ao longo da semana. Confira quais fazer no café da manhã:

Como fazer ovo? Uma receita diferente para cada dia da semana

Segunda-feira: ovos mexidos com ricota

como fazer ovo

Segunda pede uma preparação rápida e fácil, mas bem gostosa com o intuito de garantir motivação suficiente para começar a semana com todo o gás. Uma ótima opção, então, é o ovo mexido com ricota!

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 col (sopa) de queijo ricota;
  • 1 col (sopa) de azeite;
  • 1 col (sopa) de cebolinha em fatias finas;
  • Pitada de sal marinho;
  • Pitada de pimenta-do-reino moída.

Modo de preparo:

Misture os ovos e o azeite e, então, aqueça uma panela antiaderente em fogo baixo. Assim, adicione os ovos à panela e mexa com uma espátula de silicone até que os ovos comecem a endurecer. Por fim, retire a panela do fogo, acrescente o queijo ricota e tempere.

Terça-feira: ovo cozido

como fazer ovo

A rotina fica muito corrida na terça? O ovo cozido talvez seja o mais prático de todos, um verdadeiro curinga para quando a agenda estiver cheia.

Assim, sempre use ovos em temperatura ambiente. Se o objetivo for uma gema mais cremosa, deixe o ingrediente na água fervente por sete minutos. Por outro lado, para uma gema mais durinha, são necessários 10 minutos. Já para quem gosta da gema mole, o famoso ovo mollet, o ideal são cinco ou seis minutos.

Além disso, o segredo está em colocar o ovo com delicadeza para não trincar a casca. Mergulhe o alimento com a ajuda de uma colher e abaixe o fogo. Se achar melhor, pode fazer um furinho com uma agulha na base e adicionar gotas de limão na água para manter a casca sem rachaduras.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Quarta-feira: ovo assado

como fazer ovo

Quarta já é dia de começar a usar a criatividade! Ovos assados ficam uma delícia, e com certeza vão te dar mais energia para enfrentar a outra metade da semana.

Coloque os ovos em ramekins untadas com manteiga e junte duas colheres (sopa) de creme de leite (ou creme de ricota light, para deixar a preparação mais saudável). Por fim, coloque sal e pimenta-do-reino. Tampe e asse em banho-maria a 180°C por 8 minutos.

Quinta-feira: omelete

como fazer ovo

Quem não ama uma boa e clássica omelete, não é mesmo? Para evitar desperdícios, você pode aproveitar os vegetais que sobraram de outras refeições da semana, como brócolis refogado, vagem, aspargos, espinafre, escarola… A lista é infinita!

Lembre-se de usar panelas antiaderentes e quebre os ovos em uma tigela, adicionando o restante dos ingredientes e temperando a gosto. Depois, preaqueça uma frigideira, adicione a mistura e mexa sempre com uma espátula, raspando o fundo e as laterais com movimentos circulares para que o ovo não fique parado.

Quando a omelete ganhar textura e você conseguir ver o fundo da frigideira ao raspar, já pode começar a fechar. A técnica consiste em inclinar a frigideira para que a omelete escorregue para o lado. Com ajuda da espátula, feche a outra beirada da omelete.

Sexta-feira: “ovos fritos”

Você provavelmente deve saber que frituras não são tão saudáveis para o corpo, além de concentrarem muitas calorias.

Por isso, “frite” os seus ovos em um fio de azeite, e use uma frigideira antiaderente para que o alimento não grude. Assim que cozinhar de um lado, vire com cuidado com a ajuda de uma espátula e desligue o fogo de acordo com a sua preferência (para gemas mais duras, deixe mais tempo).

Sábado: ovo pochê

Sem hora para acordar e sem compromissos no sábado? Vale, então, apostar em um preparo um pouco mais trabalhoso: o ovo pochê.
Primeiramente, coloque água e um pouco de vinagre branco em uma panela e leve ao fogo. Quando o líquido começar a ferver, pegue uma colher e faça movimentos circulares na panela, como um redemoinho. Quebre o ovo em uma vasilha e despeje, em seguida, no centro do redemoinho com cuidado (a gema deve ficar intacta).

Diminua o fogo e deixe o ovo por exatos quatro minutos, até a clara cozinhar e a gema adquirir uma cor bem viva. Retire e tempere com sal.

Leia também: Dicas para aprender a cozinhar e perder o medo de colocar a mão na massa

Domingo: ovos à florentine

Domingo pede um brunch caprichado, não é mesmo? Vá de ovos à florentine: escolha um carboidrato (que pode ser um muffin inglês, um brioche, uma torrada ou, então, um simples pão) coberto com um ovo pochê e com espinafre branqueado (cozinhar em água fervente e depois resfriar em água com gelo).

Você pode acrescentar salmão defumado e cogumelos salteados na manteiga também.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas