Juju Salimeni diz ter intolerância a frango e batata-doce; é possível?

Alimentação Bem-estar
16 de Setembro, 2022
Juju Salimeni diz ter intolerância a frango e batata-doce; é possível?

Juju Salimeni compartilhou com os seus seguidores algumas mudanças alimentares que adotou recentemente. Conhecida por ser bastante dedicada nos treinos e adepta a uma vida saudável, a influenciadora contou que não come mais batata-doce, alimentos que contêm lactose e frango, já que sente fortes dores estomacais quando consome tais itens. Juju Salimeni diz ter desenvolvido uma certa intolerância a esses alimentos. “Devido a tanto tempo consumindo as mesmas coisas”, justifica.

De acordo com a nutricionista Amanda Figueiredo, a intolerância alimentar acontece por conta da falta de enzimas para digerir e absorver determinados alimentos. “A lactose, açúcar presente no leite de vaca, e o glúten, proteína encontrada em cereais como trigo e cevada, são duas das substâncias mais comuns”, destaca.

Além disso, é importante diferenciar a intolerância da alergia. A especialista explica que as alergias alimentares causam uma reação adversa do sistema imunológico. Assim, enquanto a intolerância à lactose, por exemplo, se refere a uma má digestão da lactose, a alergia está relacionada a uma resposta imunológica frente a ingestão das proteínas do leite.

Juju Salimeni diz ter intolerância; é possível?

Apesar de ser mais comum na infância, as intolerâncias alimentares podem se desenvolver ao longo da vida. Além disso, existem alguns itens que já são bastante conhecidos por causarem intolerância. De acordo com a especialista, “estima-se que 90% das intolerâncias e alergias alimentares estão relacionadas a leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar”.

Comer muitas quantidades de um mesmo alimento por um longo período de tempo, como a Juju Salimeni fez, pode desencadear processos inflamatórios e alérgicos. “Por exemplo, comer muito camarão, que é um alimento considerado remoso, pode ser tóxico ao organismo”, esclarece Amanda.

Segundo a nutricionista, alimentos remosos possuem ação inflamatória e, por isso, aumentam o risco de doenças de pele, dificuldades de cicatrização e outros problemas de saúde. Veja alguns exemplos de alimentos remosos:

  • Carne de porco;
  • Carnes processadas;
  • Frituras;
  • Doces industrializados.

Leia também: Intolerância à lactose? Como evitar deficiência de cálcio

Sinais da intolerância

Alguns efeitos incômodos costumam aparecer depois do consumo de alimentos que causam a intolerância. Os principais são: dores abdominais, diarreia, refluxo, cólicas, sensação de estufamento, gases e vômitos.

Além disso, existem outros sintomas que, à primeira vista, não parecem ter ligação com a intolerância, como, enxaqueca, insônia, problemas de pele e de sobrepeso, fadiga crônica e até ansiedade e depressão, mas que podem ter relação com o quadro.

Ao perceber esses sinais, é importante consultar um profissional. Caso o diagnóstico de intolerância se comprove, o acompanhamento médico, de um gastroenterologista, e nutricional, se faz necessário. 

“O nutricionista será capaz de promover adaptações na dieta para o que alimento que desencadeia a intolerância não faça mais parte do cardápio, mas que, ao mesmo tempo, garanta que o paciente receba as substituições adequadas para que não sofra nenhum tipo de carência nutricional”, afirma.

Dieta da Juju Salimeni

Juju Salimeni diz ter intolerância a diversos alimentos e, assim, por conta dos efeitos adversos, decidiu fazer algumas mudanças na alimentação. Ela contou que, atualmente, come mais peixe, já que também não consegue digerir o frango bem.

Além disso, ela explicou que o consumo da clara de ovo, apesar de causar um pouco de mal-estar, ainda faz parte de sua dieta. “A minha intolerância à clara de ovo é bem leve, então consigo comer. O resto me dá uma dor terrível e inchaço abdominal”, escreveu nas redes sociais.

A musa fitness também faz uso de Whey Protein. O suplemento tradicional é feito a partir do soro do leite, mas por ter intolerância à lactose, Juju opta por uma versão isolada e hidrolisada.

Receita panqueca fit

Em seu perfil do Instagram, a influenciadora aproveitou para compartilhar a sua receita de panqueca fit.

Ingredientes:

  • 150 ml de clara de ovo (ela usou pausterizada);
  • 40g de aveia;
  • Banana;
  • Whey;
  • Pasta de amendoim.

Modo de preparo:
Basta misturar todos os ingredientes (tirando a pasta de amendoim) e, então, colocar na frigideira. Por fim, para o recheio, mistura uma dose de Whey, pasta de amendoim e um pouquinho de água. “Gente, fica uma delícia, sério. É bom, super saudável, você consegue fazer de lanchinho, café da manhã, até à noite, e mata aquela vontade de comer doce”, diz.

Fonte: Amanda Figueiredo, nutricionista 

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