Como escolher abacate no mercado ou na feira
Quem nunca achou que tinha arrasado ao escolher abacate no mercado ou na feira, e quando provou o alimento, viu que ele ainda estava verde, duro e (o pior) amargo? Difícil não se decepcionar quando isso acontece.
Mas calma. A fruta é uma caixinha de surpresas mesmo, uma vez que tem a casca grossa. Boas dicas, por exemplo, são colocar na geladeira (se estiver muito verde), ou no forno levemente aquecido (para estimular o amadurecimento). Além disso, enrolar o abacate em um jornal e armazená-lo na fruteira com outros itens ajuda a deixá-lo pronto para o consumo mais rapidamente.
Leia também: Abacate e avocado são a mesma coisa?
Contudo, se você prestar atenção a alguns detalhes, consegue reduzir o risco de errar, sabia? Entenda:
1 – Como escolher abacate: Confira a cor da casca
Ela deve ser verde e opaca. Se estiver brilhante, indica que o alimento ainda está verde.
2 – Como escolher abacate: Sinta o cheiro
O abacate tem um cheiro característico, que deve ser percebido assim que você colocar o nariz perto da casca. Contudo, odores muito fortes podem significar que a fruta já está passada — melhor não levar.
3 – Como escolher abacate: Preste atenção no peso
Os pesados são os melhores porque estão mais “carnudos” e suculentos.
4 – Como escolher abacate: Aperte o alimento
Ele precisará estar macio, mas não mole demais. Se estiver duro, ainda não está pronto.
Leia também: Como escolher frutas, verduras e legumes?
5 – Como escolher abacate: Veja o cabinho
Se a fruta estiver com um cabinho, tire-o. Isso porque o grande segredo é observar a cor da região onde o galho estava preso (aquela bolinha, sabe?). Se ela for verde, pode comprar! Por outro lado, a cor amarela indica que o alimento está verde. Já a cor marrom quer dizer que ele passou do ponto.
Por que comer abacate
Porque ele é rico em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitosteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
Os abacates também têm, aproximadamente, 10 gramas de fibra em cada 100g da fruta, e são naturalmente livres de sódio, colesterol e trans. Portanto, substituir alimentos que não contêm nutrientes por eles é uma vitória para a saúde!
Leia também: Abacate engorda? Benefícios e tabela nutricional da fruta
O que fazer com abacate?
As possibilidades de receitas com abacate são inúmeras — a vão muito além do guacamole, viu? Confira algumas opções: