Como acabar com o vício em refrigerante

28 de janeiro, 2020

Não é uma tarefa fácil, mas é possível acabar com o vício em tomar refrigerante. Combater essa “fraqueza” é importante, especialmente se o consumo da bebida se der de forma exagerada – mais de dois copos por dia, o que pode ser extremamente maléfico para a saúde. 

Entre os diversos riscos para a saúde, comprovou-se que o consumo exacerbado de “refri” pode levar à morte prematura.

Por que é tão difícil combater o vício em tomar refrigerante?

Especialmente devido ao seu alto teor de açúcar, torna-se tão difícil reduzir o consumo de refrigerante. Além disso, algumas dessas bebidas contam com adição de cafeína, o que as tornam ainda mais viciantes

Então, como parar?

Tirar da lista de compras

O primeiro passo para acabar com esse vício é não tê-lo por perto. A princípio, não ter o refrigerante na sua geladeira reduzirá (e muito) as chances de que esse vício se mantenha, afinal, ele não está no alcance das suas mãos.

Reduzir o nível de estresse

Não menos importante, é essencial que haja redução do nível de estresse. Pois, o estresse (regulado pelo cortisol) está diretamente ligado com a predisposição ao vício. Ou seja, a redução do estresse é um excelente passo para parar de tomar refrigerante.

Tal qual o açúcar e o tabaco, a bebida também serve como “válvula de escape” para muitas pessoas. 

Leia também: Estresse engorda? Entenda a conexão

Praticar exercícios físicos

Há maneiras de reduzir o estresse como, por exemplo, a prática regular de exercícios físicos. Praticar atividade ao menos duas vezes na semana pode ser responsável por aliviar sintomas da ansiedade e, assim, ajudar a eliminar a vontade da bebida.

Diminuir as doses gradativamente

Eliminar um hábito não é uma tarefa fácil e, provavelmente, não acontecerá do dia para a noite. Por isso, a fim de tornar o combate ao vício mais fácil, é possível dosar gradativamente o consumo de refrigerante. Dessa forma, as porções vão diminuindo diariamente, até que o hábito seja abandonado por completo.

Treinar o paladar

Certamente, o paladar de alguém viciado em refrigerante está muito acostumado com seu gosto. Assim, é muito importante experimentar outras bebidas e se acostumar com novos sabores, até que eles se tornem a preferência.

Dessa maneira, opte por beber água, sucos naturais, chás ou até mesmo água gaseificada ou saborizada.

Leia mais: Sucos que deixam o corpo mais saudável

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo