Coceira no corpo: principais causas e o que fazer
A maioria das pessoas já sentiram coceira no corpo repentina. Embora comum, a condição pode acontecer por diversos motivos. Alguns deles são mais simples, como picada de inseto ou até uma alergia. No entanto, é preciso investigar, já que a condição também pode ser sinal de doenças mais sérias. Saiba quais são as principais causas e o que fazer para evitar a coceira.
As principais causas de coceira no corpo
De acordo com a Dra. Carolina Milanez, dermatologista, a principal causa de coceira no corpo é a pele seca. Além disso, outros motivos também pode causar a reação na pele, como alergias, picadas de insetos e o uso de medicamentos que favorecem o ressecamento da pele, como as estatinas (remédio para controlar o colesterol).
Porém, o coça coça também pode representar doenças. Nesse sentido, é preciso investigar se o problema não foi causado, por exemplo, por dermatite atópica ou doenças parasitárias, como a sarna (escabiose). Além disso, o sintoma também pode sinalizar problemas nos rins, no fígado, hepatites e até alguns tipos de câncer. Por isso, uma coceira que não melhora precisa ser investigada.
Como tratar a coceira no corpo?
A especialista explica que medidas básicas ajudam a tratar a coceira no corpo. As orientações são:
- Tomar banho apenas uma vez ao dia, sendo que a temperatura da água deve ser de morna a fria, além de utilizar um sabonete suave (nada de esfoliantes!). A especialista também não recomenda o uso de bucha durante o banho;
- Hidrate todo o corpo logo após o banho, quando a pele ainda estiver úmida;
- Para quem tem a pele sensível, que coça com facilidade, o hidratante tem que ser encarado como um remédio, por isso, não deve ser esquecido de forma alguma;
Ainda de acordo com a especialista, se com essas medidas a coceira não cessar, é hora de procurar um médico para descobrir qual a causa e se haverá necessidade de medicamentos tópicos e/ou orais.
Como evitar?
Dependendo da causa da coceira, não é possível evitá-la. Porém, a especialista faz algumas sugestões que podem ajudar. “Manter uma pele hidratada, tomar pelo menos 2 litros de água por dia e cuidar com o tempo e a temperatura do banho ajudam muito”, explica.
Fonte: Dra. Carolina Milanez, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.