Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

Alimentação Bem-estar
15 de Abril, 2024
Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor International, a bebida teve um crescimento no país de 25% nos últimos anos, representando o dobro da média mundial que é de 13%. Além de sua tamanha diversidade de tipos e formas de consumo, o chá possui diversos benefícios para a saúde, a depender da folha, fruta ou raíz infusionada. Segundo Fúlvia Hazarabedian, nutricionista, os chás também podem potencializar os resultados quando consumidos no pré ou pós-treino. Veja opções!

Leia mais: Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

Chás pré e pós-treino: melhores opções

1. Chá preto

O chá preto possui cafeína em sua composição. Dessa forma, aumenta a energia para as atividades físicas, além de ser um ótimo potencializador, auxiliando no foco e concentração.

No entanto, devido a presença da cafeína, Fúlvia comenta que é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque o volume de cafeína pode não ser bom para todos. “Alguns têm sensibilidade absorvedora dessa substância. Assim, a bebida pode gerar insônia e mexer com o ritmo metabólico, fazendo com que toda a performance do paciente seja alterada. Por isso, é muito importante conhecer seu próprio corpo para entender como ele reage a certos alimentos”, afirma.

2. Chá verde

Um grande aliado na saúde em geral, o chá verde pode aumentar a energia e a resistência no treino, potencializando a circulação sanguínea e o gasto calórico. Além disso, é um aliado para a recuperação muscular. Ademais, assim como o chá preto, o chá verde também possui cafeína na composição.

3. Chá indiano

O Chai, ou chá indiano é uma opção para quem quer inovar no pré-treino. Em sua composição possui chá preto, leite, açúcar e diversas especiarias, como gengibre, cravo-da-índia, cardamomo, noz-moscada, pimenta do reino e canela, por exemplo. Desse modo, traz benefícios como efeito descongestionante, auxílio na melhora da circulação sanguínea, no sistema digestivo, além de acelerar o metabolismo.

4. Chá de guaraná

Originário da Amazônia, o guaraná também pode ser consumido em forma de chá. Feito a partir das sementes da fruta, ela auxilia no combate ao cansaço físico e mental. Como contém cafeína, o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar a atenção.

5. Chás pré e pós-treino: gengibre

Aliado para o pré e pós-treino, o chá de gengibre melhora o funcionamento do intestino, acelera o metabolismo, combate a retenção de líquidos e auxilia na prevenção de inflamações mais graves, além de melhorar a imunidade.

6. Chá de canela

O chá de canela também é um chá de mil e uma utilidades. Isso porque possui propriedade calmante, tem ação detox, regula o intestino e auxilia na perda de peso. Além disso, melhora a capacidade cognitiva, contribui para a saúde sexual e dificulta o envelhecimento precoce.

7. Chá de ginseng

Outra boa opção de consumo antes de se exercitar é o chá de ginseng. Essa planta é conhecida por suas ações adaptogênicas, ou seja, que ajudam o corpo a lidar com o estresse físico, mental e emocional. Mais do que isso, também promove energia, reduz a fadiga, aumenta a resistência e melhora a capacidade de concentração e desempenho.

8. Chá de alecrim

O chá de alecrim possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo um aliado do corpo para se recuperar após o exercício físico. Além disso, possui efeito calmante no sistema digestivo, auxiliando na absorção de nutrientes.

9. Chás pré e pós-treino: camomila

Outra flor que é ideal para o pós-treino é a camomila. Isso porque o chá tem efeitos relaxantes sobre o corpo e a mente, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse pós-treino. Além disso, favorece a recuperação muscular e o descanso adequado.

10. Chá de passiflora

A passiflora é a flor do Maracujá e também é uma opção para quem busca relaxar no pós-treino. Devido a suas propriedades calmantes e sedativas, alivia o estresse e promove um ótimo sono.

Como consumir os chás pré e pós-treino

A nutricionista explica que a temperatura que é consumida o chá não faz diferença. No entanto, é preciso tomar cuidado na forma de preparo: “Dependendo do que se utiliza para infusionar o chá, seja caule ou folha, é preciso tomar cuidado para não queimar os princípios ativos. Dessa forma, é necessário entender a técnica de como manipular cada ingrediente.”

Além disso, Fúlvia comenta que os chás podem ser misturados, podendo potencializar e aumentar os benefícios “Há também a possibilidade de misturar os chás entre eles e também adicionar frutas como limão, ou mel para deixá-los mais gostosos. Porém, assim como qualquer outra substância é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de incorporar novos suplementos ou chás à sua rotina, especialmente se tiver condições médicas pré-existentes ou estiver tomando medicamentos”, finaliza a especialista.

Fonte: Fúlvia Hazarabedian, head do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes