Chá digestivo: confira as melhores opções e saiba como fazer
Exagerou na comida ou algo não caiu bem? Pois saiba que alguns chás podem dar uma forcinha para a sua digestão. Erva-doce, hortelã, macela e boldo, por exemplo, são alguns dos ingredientes com propriedades calmantes e que combatem os gases intestinais. Saiba mais a seguir!
Chá digestivo: confira opções saudáveis
Plantas medicinais são uma excelente opção para reduzir os sinais de indigestão. Mas vale lembrar que a bebida não deve ser adoçada. Servida quente ou fria, o importante mesmo é consumir logo após o preparo para manter as propriedades.
Além disso, dependendo do sabor escolhido, o chá ainda pode amenizar a sensação de estufamento, a barriga inchada, a azia e os enjoos. A melhora pode acontecer no primeiro dia, mas é preciso procurar um médico gastroenterologista se os sintomas permanecerem. Veja as dicas de preparo:
Chá de boldo
Sabe aquela sensação de não poder nem lembrar da comida? O chá de boldo pode ser um aliado contra a indigestão. A planta é indicada após refeições muito gordurosas, como frituras, por exemplo.
Graças às substâncias químicas presentes na erva, ao ser ingerida, a planta aumenta a produção de urina, combate o crescimento bacteriano e estimula a produção de suco gástrico no estômago. Além disso, a bebida estimula o fígado, reduz o enjoo quase de forma instantânea e ameniza a queimação na garganta.
Como fazer chá de boldo
Misture 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos. Coe as folhas secas da bebida. Assim, se preferir, pode usar uma peneira para deixar a água livre.
Está pronto! Agora é só tomar o seu chá de boldo. Por fim, se preferir, acrescente adoçante e consuma duas vezes ao dia, antes ou após as refeições.
Leia também: Chás: Conheça os benefícios e diferentes tipos da bebida
Chás para digestão: Erva-doce
No universo dos chás, a erva doce é uma da mais populares, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde. A plantinha é quase um milagre quando se trata de dor de estômago, dor abdominal ou arrotos. A erva-doce produz fluidos intestinais e estimula o bom funcionamento do sistema digestivo.
Além desses benefícios, a erva doce tem potássio, vitamina C, é rica em vitamina A e outros minerais.
Como fazer chá de erva-doce
Primeiramente, coloque 1 colher de sobremesa da erva em uma xícara de água fervente. Após 10 minutos de repouso em um recipiente tampado, o chá está pronto para consumo. Se preferir aumentar a quantidade de chá, reserve 8 colheres de sopa e adicione 1 litro de água fervente para fazer a infusão.
Chá de hortelã-pimenta
A bebida é excelente para os momentos de indigestão. Ajuda a aliviar os espasmos intestinais e as dores causadas pelo acúmulo de gases. Uma boa opção para aliviar também dor de estômago ou sintomas decorrentes da síndrome do intestino irritável.
Além disso, a erva contém o composto monoterpeno L-mentol, que bloqueia os canais de cálcio no músculo liso do intestino delgado para produzir um efeito antiespasmódico no trato gastrointestinal para relaxar o músculo.
Como fazer o chá de hortelã-pimenta
Adicione 2 colheres de sobremesa da hortelã-pimenta em 200 ml de água fervente. Deixe a mistura repousar de 5 a 7 minutos. Em seguida, escoe as folhas com a ajuda de uma peneira. Está pronto! Consuma o chá até 3 vezes por dia, de preferência antes das refeições, para obter os benefícios.
Chás para digestão: Macela
A bebida, também conhecida como de chá de marcela e chá de alecrim-de-parede, é feita a partir das folhas secas da planta medicinal de mesmo nome. Em princípio, o chá é conhecido por seus grandes benefícios para a saúde. Suas propriedades calmantes e digestivas relaxam a musculatura do intestino e ajudam a amenizar cólicas ou dor abdominal.
Além disso, o chá de macela é um forte calmante, que se deve à semelhança com a camomila, cujas propriedades calmantes são popularmente conhecidas e cientificamente comprovadas.
Como fazer o chá de macela
Misture 10g de flor de macela em uma xícara de água fervente. Apenas 5 minutos de repouso já são suficientes para o chá ficar concentrado. Em seguida, coe a mistura com a ajuda de uma peneira e tome várias vezes ao dia.
Leia também: Chás que ajudam a dormir: As melhores opções
Chá de erva-cidreira
A planta pode aliviar uma variedade de condições que afetam o trato gastrointestinal. De acordo com uma revisão de estudos comandada pelo Instituto Nacional de Medicina Unani, Bangalore, na Índia, algumas doenças que podem ser tratadas com a ajuda da planta incluem: indigestão, náusea, inchaço e ácido estomacal.
A erva-cidreira é indicada para quem sofre com gases, dor de estômago, problemas de fígado e náuseas. Além de ser uma planta anti-inflamatória, combate o estresse, controla espasmos e evita cólicas menstruais.
Como fazer chá de erva-cidreira
Coloque uma colher de sobremesa da erva em uma xícara de água fervente. Assim, depois de 10 minutos de repouso, o chá está pronto para consumo.
Chás para digestão: Camomila
A camomila é conhecida por suas propriedades medicinais e aromáticas, e suas flores secas são colhidas e usadas para fazer chás, infusões, óleos essenciais e produtos de cuidados com a pele devido aos seus benefícios para a saúde e suas propriedades calmantes e relaxantes.
Mas além disso, ela não só alivia cólicas e enjoos, mas também auxilia na insônia e no controle da ansiedade. Uma ajuda completa, já que as emoções estão diretamente ligadas ao intestino.
Como preparar o chá de camomila
Em um recipiente, junte a água com as folhas secas de camomila. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Por fim, para obter os benefícios da bebida, consuma de 2 a 4 vezes por dia.