Melhores chás para baixar o colesterol 

Alimentação Bem-estar Saúde
23 de Maio, 2023
Melhores chás para baixar o colesterol 

O colesterol desempenha funções vitais no nosso corpo: nos fornece energia e é uma importante matéria-prima para a formação de hormônios. Contudo, quando os níveis desse composto químico estão elevados — o temido colesterol alto –, o risco de complicações cardiovasculares aumenta, colocando a nossa saúde em risco. Felizmente, alguns chás podem ajudar a baixar os níveis de colesterol de forma natural e eficaz. Confira a seguir!

Veja também: Melhores chás para desintoxicar o fígado

Melhores chás para baixar o colesterol 

chá verde

Chá verde 

Os benefícios do chá verde se devem principalmente à composição rica em polifenóis, que são compostos naturais presentes em vegetais e promovem uma defesa ao organismo. Além disso, a bebida também contém catequina, substância importante para uma ação antioxidante e anti-inflamatória no fígado e que ajuda a reduzir o colesterol. 

Como fazer?

Misture 1 colher de sopa da erva Camellia sinesis em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos e coe as folhas secas da bebida. 

Chá de dente-de-leão 

Nem todo mundo sabe, mas o dente-de-leão é comestível e cheio de boas propriedades. Além de beneficiar a saúde dos ossos, a bebida também ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo.

Como fazer? 

Misture 1 colher de sopa de raízes de dente-de-leão em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos e coe as folhas secas da bebida.

Melhores chás para baixar o colesterol: Chá de cúrcuma 

Rico em vitaminas, o chá é especialmente abundante em vitamina C e B6. Minerais como potássio, ferro e manganês também fazem parte de sua composição. Além disso, a curcumina, substância bioativa presente no chá, ajuda a baixar os níveis de colesterol.

Como fazer? 

A princípio, é possível fazer a infusão do pó de cúrcuma, o mesmo usado como tempero. Entre 10 a 15 minutos, aqueça a água e adicione o condimento. Esse pó pode ser encontrado em mercados e lojas de produtos naturais.

Melhores chás para baixar o colesterol: Chá mate 

O consumo do chá mate para emagrecer está cada vez mais popular. Porém, seus benefícios vão muito além do emagrecimento. A planta contém propriedades, como a saponina, que ajudam a diminuir as gorduras e regulam o colesterol alto. 

Como fazer?

Derrame a água fervente sobre o saquinho de chá ou, se optar pela erva a granel, coloque 2 colheres de sopa de chá mate. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos e coe as folhas secas da bebida. 

Melhores chás para baixar o colesterol: Chá de salsa

A salsa é uma erva aromática bastante conhecida e cultivada em áreas de clima temperado e subtropical. Além disso, seu sabor agradável e de aprimorar o gosto de outros alimentos, a erva ainda reduz os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.

Como fazer?

Adicione 5 colheres de sopa de salsinha picada em 1 litro de água fervente. Mexa por 4 minutos ainda no fogo. Depois, coe a bebida e está pronto. 

Chá de alcachofra 

A alcachofra ajuda a digerir as gorduras do fígado devido ao composto chamado ciarina. Além disso, a folha contribui para a digestão e reduz os níveis de colesterol ruim.

Como fazer?

Misture 1 colher de sopa de pétalas secas de alcachofra em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos. Coe as folhas secas da bebida. 

Por fim, vale lembrar que nenhum alimento, sozinho, é capaz de baixar o colesterol por si só. Além disso, é necessário ter uma dieta equilibrada, optar por fontes de gorduras boas, praticar exercícios físicos e diminuir o consumo de bebidas alcóolicas. Em caso de sintomas relacionados ao alto nível de colesterol como dores nas pernas, pele fria, cansaço excessivo e dores ou desconforto no peito, busque um profissional de saúde para atendimento médico.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Transplante de rim
Saúde

Transplante de rim: órgão doado faz falta? Quem pode doar? Entenda

Indicado para pessoas com doença renal crônica, transplante do novo órgão permite que o corpo volte a filtrar e eliminar líquidos e toxinas

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental