Melhores chás para desintoxicar o fígado

Alimentação Bem-estar Saúde
22 de Maio, 2023
Melhores chás para desintoxicar o fígado

Consumo de álcool, uso de medicamentos e — principalmente — má alimentação são alguns dos fatores que podem sobrecarregar o fígado e diminuir a sua eficiência de eliminar as toxinas do organismo. Nesse sentido, os chás são boas opções para complementar o tratamento de desintoxicação do fígado. A seguir, confira quais são as melhores opções.

Veja também: Fast food e doença no fígado têm ligação, aponta estudo

Melhores chás para desintoxicar o fígado

chá de melão de são caetano

Chá verde 

Os benefícios do chá verde se devem principalmente à composição rica em polifenóis, que são compostos naturais presentes em vegetais e promovem uma defesa ao organismo. Além disso, a bebida também contém catequina, que são substâncias importantes para uma ação antioxidante e anti-inflamatória no fígado. 

Como fazer?

Misture 1 colher de sopa da erva Camellia sinesis em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos e coe as folhas secas da bebida. 

Chás para desintoxicar o fígado: Chá de cardo mariano

O cardo mariano é uma planta medicinal de flores roxas que é principalmente utilizada no tratamento de problemas no fígado, devido a sua ação regeneradora das células. Portanto, o chá estimula a síntese de proteína dos hepatócitos e ajuda na proteção do fígado, prevenindo intoxicações.

Como fazer?

Misture 1 colher de sopa dos frutos do cardo mariano em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos e coe as folhas secas da bebida. Para obter os benefícios do chá, beba de 3 a 4 vezes por dia. 

Chás para desintoxicar o fígado: Chá de boldo

cha-de-boldo-do-chile-2

O chá de boldo fornece um alívio para o organismo e é excelente para ajudar no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou consumo de muitos alimentos gordurosos, pois ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas. Além disso, o chá de boldo é uma bebida rica em antioxidantes que podem auxiliar na prevenção de doenças. 

Como fazer?

Misture 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos e coe as folhas secas da bebida. 

Chás para desintoxicar o fígado: Chá de hortelã 

A folha de hortelã contribui para a produção da bile no fígado, uma secreção essencial para a saúde hepática, boa digestão, redução da gordura no fígado e absorção dos nutrientes. 

Como fazer?

Lave as folhas de hortelã. Feito isso, coloque-as em uma panela com água e deixe ferver. Retire do fogo e coe o conteúdo obtido. Por fim, a bebida deve ser consumida em temperatura morna ou gelada.

Chás para desintoxicar o fígado: Chá de alcachofra 

alcachofra

A alcachofra ajuda a digerir as gorduras do fígado devido ao composto chamado ciarina. Além disso, a folha contribui para a digestão e protege contra a esteatose hepática. 

Como fazer?

Misture 1 colher de sopa de pétalas secas de alcachofra em 200 ml de água quente. Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Aguarde no mínimo 10 minutos. Coe as folhas secas da bebida. 

Por fim, vale lembrar que nenhum alimento, sozinho, é capaz de desintoxicar completamente o fígado. Além disso, é necessário ter uma dieta equilibrada, beber água constantemente, praticar exercícios físicos e evitar alimentos inflamatórios. Em caso de sintomas relacionados a problemas no fígado como dor no abdomen, barriga inchada e fraqueza, busque um profissional de saúde para atendimento médico.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina