Chá de pau-tenente: para que serve, cuidados e como preparar

Alimentação Bem-estar
09 de Janeiro, 2024
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Chá de pau-tenente: para que serve, cuidados e como preparar

O chá de pau-tenente é uma bebida preparada com a planta conhecida também como pau-amargo, quássia ou quina. Por ter efeitos medicinais, ela costuma ser muito utilizada no tratamento natural de dores no estômago, infecções e inflamações.

Contudo, seus possíveis benefícios não param por aí! Saiba mais:

Para que serve o chá de pau-tenente?

Acredita-se que o líquido auxilie no controle do apetite, em dificuldades digestivas e em infecções causadas por vermes. Dessa forma, o chá pode ser útil para:

  • Garantir disposição e energia;
  • Combater bactérias e vermes;
  • Controlar a glicemia (taxa de açúcar no sangue);
  • Facilitar a digestão e estimular o apetite;
  • Reduzir a prisão de ventre;
  • Aliviar os incômodos de úlceras estomacais.

Além disso, o extrato preparado com as cascas e os caules do pau-tenente ajuda a acabar com infestações de insetos e ácaros — muita gente também o utiliza para eliminar piolhos no couro cabeludo.

Contudo, vale reforçar que as informações sobre os benefícios específicos do chá de pau-tenente são limitadas. Portanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor os possíveis efeitos da bebida.

Pau-tenente emagrece? 

Apesar de muita gente acreditar que sim, a resposta para a pergunta é um pouco mais complexa. Isso porque realmente, os supostos benefícios da planta poderiam contribuir para a perda de peso. O controle do apetite, por exemplo, é importante para quem busca consumir menos calorias ao longo do dia. Além disso, o maior equilíbrio da glicemia ajudaria a evitar os picos de açúcar no sangue, que também estimulam a fome e o aumentam risco de desenvolvimento de condições como sobrepeso e diabetes tipo 2. 

Contudo, e como já explicado anteriormente, vale lembrar que todas essas vantagens da erva não são consenso no meio científico, sendo necessários mais estudos acerca do assunto para podermos afirmar que o chá de pau-tenente é um aliado de quem busca emagrecer

Por fim, temos que tomar cuidado com as receitas e dicas de chás e sucos milagrosos que encontramos na internet. Isso porque nenhum preparo ou alimento, sozinho, é capaz de fazer o corpo perder peso ou engordar. O que promove o efetivo emagrecimento é a alimentação como um todo e o chamado déficit calórico — ou seja, consumir menos calorias do que a gente gasta diariamente. 

Por isso, se você quer incluir o chá de pau-tenente na sua dieta para perda de peso, consulte um nutricionista antes! 

Leia também: Como o horário das refeições influencia no refluxo?

Cuidados com o chá de pau-tenente

Como todo chá natural, é sempre bom consultar um médico ou um nutricionista antes de adicioná-lo no dia a dia. Isso porque apesar de o pau-tenente não ser considerado tóxico, o consumo excessivo pode causar irritabilidade no estômago, náuseas e vômitos.

Quem não pode tomar chá de pau-tenente?

Ademais, alguns especialistas afirmam que seu uso contínuo pode alterar a fertilidade. Isso porque ele teoricamente afeta a produção de hormônios sexuais (estrogênio e testosterona), o que pode ser um problema para tentantes e mulheres na menopausa (isto é, piorar os sintomas).

Por fim, gestantes e lactantes também devem evitar a bebida.

Como usar?

Vendido em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, o pau-tenente pode ser encontrado nas formas de folhas secas, lascas de madeira, pó ou óleo essencial. Para preparar o chá, devem ser usadas as folhas. Veja como preparar:

Receita de chá de pau-tenente

Ingredientes:

  • 2 col (sopa) de folhas secas de pau-tenente;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, adicione as folhas, desligue o fogo e abafe a panela por 10 minutos. Por fim, coe e beba.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!