Gusttavo Lima com intoxicação alimentar: quais são as principais causas do problema?

Alimentação Bem-estar Saúde
29 de Março, 2022
Gusttavo Lima com intoxicação alimentar: quais são as principais causas do problema?

O cantor Gusttavo Lima deu entrada em um hospital de Goiânia recentemente após apresentar sintomas como náuseas, vômitos e desidratação. Ele foi medicado, passa bem e já está em casa, mas o quadro levantou discussões a respeito das possíveis causas da intoxicação alimentar contraída por ele. Confira:

O que é intoxicação alimentar?

Trata-se de uma infecção do organismo gerada pela presença de micro-organismos maléficos ao corpo humano, como como Salmonella, Shigella, E. coli, Staphilococus, Clostridium, vírus Rotavírus (ou por suas respectivas toxinas) e fungos. Além disso, componentes tóxicos encontrados em certos vegetais (planta “comigo-ninguém-pode” e mandioca brava, por exemplo) e produtos químicos podem intoxicar uma pessoa.

Os órgãos mais afetados geralmente são o estômago e o intestino, que podem responder com enjoos, mal-estar, vômitos, diarreia, cólicas e gases. Além disso, a febre costuma aparecer, assim como a desidratação e a queda na pressão arterial em quadros mais graves.

Leia também: Os perigos da comida estragada: Riscos e cuidados

Quais as principais causas da intoxicação alimentar?

Alimentos mal higienizados

Lavar corretamente os alimentos que serão consumidos crus (como saladas e frutas) é essencial para eliminar os bichinhos que podem nos fazer mal.

Por isso, evite comê-los em restaurantes e estabelecimentos, uma vez que você não sabe como esses ingredientes foram higienizados — prefira ingeri-los somente em casa.

Carnes mal passadas

A Salmonella é uma bactéria que reside no intestino de aves e é excretada por meio das fezes, que podem contaminar a carne do animal (assim como seus ovos). Da mesma forma, a proteína de porco pode carregar larvas de tênias (cisticercos), transmitindo uma doença chamada teníase.

Por isso, é muito importante consumir carnes devidamente cozidas (especialmente se você não souber a procedência delas), pois o processo de preparar o alimento em altas temperaturas elimina os micro-organismos.

Frutos do mar mal armazenados

Os vibriões fazem parte das bactérias que causam os quadros mais graves de intoxicação alimentar. Eles geralmente são encontrados em peixes e frutos do mar velhos, mal refrigerados e/ou preparados de forma incorreta.

Causas da intoxicação alimentar: Alguns queijos

Os queijos mais macios (como minas e brie) concentram mais água, o que facilita a proliferação de micro-organismos. Portanto, é muito importante respeitar o prazo de validade dos mesmos.

Sobras de refeições mal armazenadas

Você não precisa jogar fora as sobras das refeições. Contudo, saber como guardá-las de forma segura é muito importante, uma vez que pode evitar contaminações. O ideal é sempre usar potes com tampa, que devem ser colocados na geladeira o quanto antes (mas precisam estar frios para isso).

Causas da intoxicação alimentar: alimentos enlatados

Palmitos e outras conservas podem conter a bactéria Clostridium botulinum, causadora de uma doença grave chamada botulismo. Para prevenir o problema, é muito importante comprar marcas conhecidas e de lugares confiáveis.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração