Qual é a melhor maneira de guardar o ovo: na geladeira, ou fora dela?

Bem-estar Casa
24 de Fevereiro, 2022
Qual é a melhor maneira de guardar o ovo: na geladeira, ou fora dela?

Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas, das triviais às mais sofisticadas. Mas não para por aí: além de barato, o alimento é fonte de proteínas de qualidade e traz muitos benefícios para a saúde. É por isso que ele é um item quase obrigatório nas casas brasileiras. Mas e na hora de guardar: o ovo deve ficar dentro ou fora da geladeira? Confira o passo a passo com a melhor maneira de armazenar o item:

Nos supermercados e feiras

Em estabelecimentos comerciais, o ovo pode ficar fora da geladeira, desde que o ambiente seja arejado e não ultrapasse os 25°C. Ele deve ser exposto ao público, mas não pode estar com a casca danificada e nem próximo a produtos de odor forte (como itens de limpeza e alho). Isso porque por possuir uma casca porosa, o alimento pode absorver alguns cheiros.

Outras dicas são olhar a data de validade contida no rótulo e abrir a bandeja para garantir que todos os ovos estejam intactos — isto é, sem sujeiras e rachaduras.

Ao chegar em casa

A embalagem de papelão precisa ser descartada, já que provavelmente foi manipulada por muitas pessoas antes de chegar na sua casa. Por isso, transfira os ovos para um recipiente próprio e seguro, que proteja o alimento de impactos.

E nada de lavar o ovo, viu? Ao botar um, o organismo da galinha cobre o alimento com uma espécie de camada protetora. Ela mantém as bactérias longe dos minúsculos poros presentes na casca.

Nas fazendas, os produtores limpam os ovos de tal maneira que deixam essa camada intacta. Contudo, se você lavar os itens em casa, não mata os germes e destrói a barreira protetora, o que faz com que eles entrem para dentro da clara. Portanto, ao chegar do mercado, coloque-os na geladeira e só retire quando for cozinhar — sem passar na água.

Leia também: Pode ou não pode: Lavar ovo, frango, cogumelos, carne crua e outros alimentos

Onde guardar o ovo: na geladeira ou fora dela?

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é clara. “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”, diz o texto. Ou seja, lugar de ovo é na geladeira!

Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento. Isso porque no segundo local, há uma variação constante de temperatura e maior chance de rachaduras, aumentando, assim, os riscos de contaminação.

Por fim, quando for utilizar o ingrediente, lembre-se de lavar (com água e sabão) os utensílios e as superfícies de trabalho, bem como as suas mãos. E dê preferência a ovos bem cozidos ou fritos — se a receita pedir a versão crua, priorize sempre alimentos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Referência: Anvisa, RESOLUÇÃO RDC Nº 35, DE 17 DE JUNHO DE 2009.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor