Chá de casca de maracujá: Conheça os benefícios para o organismo

Alimentação Bem-estar
22 de Dezembro, 2021
Chá de casca de maracujá: Conheça os benefícios para o organismo

O maracujá é uma fruta conhecida por ser fonte de vitamina C e também pelo efeito calmante. Isso porque ele contém flavonoides e alcaloides, que atuam no sistema nervoso central e agem no organismo de forma parecida com um analgésico ou um relaxante muscular. Mas você já ouviu falar do chá de casca de maracujá? Saiba mais sobre a bebida, que pode ser consumida quente, ou bem gelada, para refrescar nos dias de calor:

Chá de casca de maracujá: Para que serve?

Apesar da polpa suculenta, muitos dos benefícios estão na casca ou entrecasca, uma vez que aquela parte branca da fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle da glicemia e do colesterol e no funcionamento do intestino.

E é por isso que o chá caiu no gosto popular. Ademais, a bebida tem uma lista de benefícios para saúde e, além de combater o estresse e ansiedade, ainda elimina as toxinas e gorduras do organismo. Sem contar que a fruta age diretamente na melhora da imunidade, na saciedade e no controle do colesterol e das doenças cardíacas.

Leia também: Chá de casca de maçã: Conheça os benefícios e saiba como preparar

Como fazer chá de casca de maracujá

O chá de casca de maracujá funciona quase como um remédio caseiro para quem precisa desligar a mente e ter boas noites de sono. As fibras solúveis presentes na casca diminuem a absorção de gorduras, tratam a insônia e contribuem para o processo de emagrecimento.

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada;
  • Casca de um maracujá;
  • 10 folhas de maracujá;
  • Mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, ferva a água e misture as folhas e as cascas. Por fim, deixe a bebida descansar por 5 minuto antes de consumir.

Leia também: Conheça os benefícios do chá de casca de limão para a ansiedade

Que tal incluir os benefícios do chá de maracujá no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Noite, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora do sono e em momentos de estresse. Sua composição contém maracujá, capim cidreira, camomila, hortelã, melissa e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa