Chá de casca de maçã: Conheça os benefícios e saiba como preparar

Alimentação Bem-estar
20 de Dezembro, 2021
Chá de casca de maçã: Conheça os benefícios e saiba como preparar

O chá de casca de maçã ajuda a prevenir e a tratar diversas doenças, além de auxiliar no processo de emagrecimento. Ademais, a fruta é extremamente saudável, rica em fibras, vitaminas e antioxidantes.

Mas além da polpa, a casca também possui propriedades medicinais e nutrientes importantes para o corpo. O chá serve, então, justamente como opção para quem não gosta de comer essa parte da fruta, que costuma ser descartada.

Igualmente saborosa, a bebida pode ser consumida quente ou fria, e traz uma lista de benefícios para a saúde de forma geral. Saiba mais:

Benefícios do chá de casca de maçã

Fibras

A casca é uma fonte de fibra comestível. Ajuda a manter o sistema imunológico em dia e age diretamente no funcionamento do intestino. Por fim, auxilia na perda de peso e protege o sistema cardiovascular.

Antioxidantes

Além de combater os radicais livres, a casca contém ácido fenólico natural e flavonóides. Os dois são eficazes na prevenção de diabetes, distúrbios digestivos e ataque cardíaco.

Açúcar no sangue

A casca da maçã retarda as enzimas, impede a quebra do amido e diminui, desse modo, os níveis de açúcar no sangue.

Pele

Rica em vitaminas, minerais e polifenóis, a casca da maçã protege a pele contra danos de raios ultravioletas. Além disso, os antioxidantes dão uma forcinha para a aparência mais jovem e impedem o envelhecimento precoce.

Vitaminas e minerais

O chá de casca de maçã é fonte de vitaminas K, A e C, as duas últimas importantes para a saúde dos olhos e da pele. Por fim, possui cálcio, fósforo, ácido fólico e ferro, minerais importantes para a estrutura óssea.

Perda de peso

A casca da fruta possui ingredientes que protegem o corpo contra a obesidade e o diabetes, além de minimizarem as consequências do fígado com gordura. Isso porque o grande responsável pelo emagrecimento é o ácido ursólico, que reforça os tecidos e ajuda a queimar calorias.

Leia também: Conheça os benefícios do chá de casca de limão para a ansiedade

Receitas de chá de casca de maçã

Opção 1: Chá de casca de maçã e chá-verde

Ingredientes:

  • 500ml de água;
  • Casca de 1 maçã inteira
  • 1 saquinho de chá-verde com ervas.

Modo de preparo:

Primeiramente, ferva a água e misture a casca de maçã. Em seguida, desligue o fogo e deixe a bebida descansando. Então, despeje numa xícara e coloque o saquinho de chá-verde com ervas.

Opção 2: Chá de casca de maçã com canela e cravo

Ingredientes:

  • 500ml de água;
  • Casca de 3 maçãs;
  • 4 pedaços de canela em pau;
  • Punhado de cravo.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque 500 ml de água para ferver e acrescente as 3 cascas de maçãs. Em seguida, desligue e deixe a infusão repousar por 15 minutos. Assim, a canela e o cravo ficam de opção para dar um sabor diferente ao chá.

Obs: A quantidade recomendada é de uma xícara de chá por dia.

Que tal incluir os benefícios do chá de maçã no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Amamentação, preparado com ervas destinadas ao auxílio das mamães durante o período da amamentação. Sua composição contém capim cidreira, rosa silvestre, maçã, melissa e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa