Karité: Propriedades, benefícios e como usar

Alimentação Bem-estar
16 de Abril, 2020
Karité: Propriedades, benefícios e como usar

Originária da África, a karité é famosa pela manteiga extraída de seus frutos. Das castanhas de karité se retira uma das gorduras vegetais mais sustentáveis e valiosas do mundo. Com altíssima qualidade, constitui uma das mais hidratantes de toda a gama de manteigas. São excelentes fontes de gorduras boas e altamente valiosas, como ômega-3 e ômega-6.

A manteiga de karité pode ser utilizada tanto no ramo de cosméticos quando na culinária, substituindo o óleo vegetal ou o azeite de oliva, por exemplo.  Quando pronta, apresenta o aspecto de uma pasta cremosa, de cor esbranquiçada e um aroma característico suave de nozes. 

Benefícios da karité

Pele jovem e hidratada

Rica em vitamina A e vitamina E, ambas muito importantes para a saúde da pele, manteiga extraída das castanhas de karité é repleta de boas gorduras em sua composição. Também possui enorme potencial de hidratação, especialmente quando em contato com uma pele seca ou que encontra-se ressecada. Além disso, ajuda a promover maior proteção contra a luz solar, ou seja, possui efeito fotoprotetor. Outra de suas ações é proteger a pele das agressões externas: frio, vento e água do mar ou cloro de piscina.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Cabelos sedosos e saudáveis

Não é só a pele que se beneficia do fruto africano, pois os cabelos também podem ser hidratados com sua manteiga, rendendo-lhe uma aparência saudável e sedosa, com fios eficazmente hidratados e livres de pontas duplas.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Combate o ressecamento dos lábios

Além disso, também devido às propriedades hidratantes, a manteiga de karité pode ser usada para hidratar e proteger os lábios, ou seja, serve como um protetor labial.

Leia também: Óleo de amêndoas: Os benefícios além da hidratação

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!