Alimentos fotoprotetores: O que são e benefícios
O verão vem chegando e, assim, a preocupação com a proteção dos raios de Sol aumenta. A alimentação pode ser uma aliada para aprimorar os seus cuidados com a pele, os alimentos chamados fotoprotetores são aqueles que podem proteger a nossa pele frente aos efeitos da exposição solar, evitando o excesso de radicais livres que podem ser nocivos à nossa saúde, os quais geram envelhecimento precoce e aumentam os riscos de câncer de pele.
Esses alimentos agem formando uma espécie de camada protetora na nossa pele atuando como antioxidantes frente a estes radicais livres.É claro, que o uso do protetor solar é essencial, pois ele bloqueia a radiação que atinge a pele.
Entretanto, quando seu uso é associado com uma dieta balanceada e saudável, a proteção pode ser muito maior.
O alimento vai possuir uma determinada substância que será responsável pelo efeito fotoprotetor, destacando as substâncias:
- Vitamina E: protege a pele frente aos ataques dos radicais livres, promove integridade da pele, aumentando a sua firmeza, podendo prevenir o envelhecimento precoce.
Alimentos fontes de Vitamina E: semente de girassol, azeite de oliva, castanha do pará, amêndoas, pistache, nozes e abacate.
- Vitamina C: participa de diversos processos em nosso organismo, incluindo a formação de colágeno.
Alimentos fontes de Vitamina C: frutas cítricas, destacando a laranja, o limão, a acerola, o kiwi e o morango.
- Polifenóis: compostos responsáveis por neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB, além de protegerem a pele contra o envelhecimento celular Alimentos fontes de Polifenóis: frutas vermelhas, cebola, cacau e chá verde.