Karité: Propriedades, benefícios e como usar
Originária da África, a karité é famosa pela manteiga extraída de seus frutos. Das castanhas de karité se retira uma das gorduras vegetais mais sustentáveis e valiosas do mundo. Com altíssima qualidade, constitui uma das mais hidratantes de toda a gama de manteigas. São excelentes fontes de gorduras boas e altamente valiosas, como ômega-3 e ômega-6.
A manteiga de karité pode ser utilizada tanto no ramo de cosméticos quando na culinária, substituindo o óleo vegetal ou o azeite de oliva, por exemplo. Quando pronta, apresenta o aspecto de uma pasta cremosa, de cor esbranquiçada e um aroma característico suave de nozes.
Benefícios da karité
Pele jovem e hidratada
Rica em vitamina A e vitamina E, ambas muito importantes para a saúde da pele, manteiga extraída das castanhas de karité é repleta de boas gorduras em sua composição. Também possui enorme potencial de hidratação, especialmente quando em contato com uma pele seca ou que encontra-se ressecada. Além disso, ajuda a promover maior proteção contra a luz solar, ou seja, possui efeito fotoprotetor. Outra de suas ações é proteger a pele das agressões externas: frio, vento e água do mar ou cloro de piscina.
Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Cabelos sedosos e saudáveis
Não é só a pele que se beneficia do fruto africano, pois os cabelos também podem ser hidratados com sua manteiga, rendendo-lhe uma aparência saudável e sedosa, com fios eficazmente hidratados e livres de pontas duplas.
Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos
Combate o ressecamento dos lábios
Além disso, também devido às propriedades hidratantes, a manteiga de karité pode ser usada para hidratar e proteger os lábios, ou seja, serve como um protetor labial.
Leia também: Óleo de amêndoas: Os benefícios além da hidratação