Melhores opções de carboidratos para quem treina
Os carboidratos fazem parte dos chamados macronutrientes — ao lado das proteínas e das gorduras. Isso significa que nosso corpo precisa deles em maior quantidade, uma vez que eles são os responsáveis por garantir energia. E apesar de muita gente classificar os carboidratos como grandes vilões da dieta, alguns tipos são essenciais para quem treina, sabia? Confira:
Por que muita gente tem medo dos carboidratos?
A polêmica envolvendo os carboidratos e o ganho de peso é um pouco mais complexa do que parece. Isso porque alguns deles (especialmente os encontrados em produtos industrializados e açucarados) podem sim favorecer o acúmulo de gordura e até alterar alguns indicadores da nossa saúde se consumidos em excesso.
Por outro lado, aqueles de absorção lenta (cereais integrais, alguns legumes e frutas) evitam picos de insulina no sangue. Dessa forma, conferem mais saciedade e produção de energia por mais tempo.
Ou seja, os carboidratos são essenciais para nós e não necessariamente engordam, desde que façam parte de uma alimentação saudável e composta por outros macronutrientes em quantidades adequadas.
Leia também: Café da manhã para emagrecer: dicas de alimentos e cardápio
Benefícios dos carboidratos para quem treina
Para os praticantes de exercícios físicos, consumir carboidratos é essencial antes e depois dos treinos. Antes, eles servem como combustível e fornecem o gás necessário para um bom desempenho durante a prática.
Depois, os carboidratos auxiliam na recuperação do corpo e na reconstrução das fibras musculares (assim como as proteínas). Contudo, é preciso apostar em boas opções. Confira as melhores:
Alternativas de carboidratos para quem treina
Aveia
A aveia é uma ótima fonte de fibras. Por isso, ajuda na digestão e, não só, promove maior saciedade e beneficia a saúde do intestino. Sendo assim, pode prevenir a sensação de inchaço e prisão de ventre.
Além de conter fibras e proteínas em sua composição, a aveia também é fonte de energia, ou seja, contém carboidratos complexos. Por isso, é uma sugestão de lanche pré e pós-treino.
Batata-doce
A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas os benefícios vão além: a raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.
Além disso, ela é rica em vitaminas A e C, possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória e não causa picos de glicose (açúcar) no sangue.
Leguminosas
Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha… inúmeras são as opções de leguminosas, carboidratos de baixo índice glicêmico que garantem saciedade e, de quebra, carregam muita proteína vegetal.
A dica, aqui, é deixá-las para o pós-treino — já que as leguminosas podem provocar gases que atrapalham a performance.
Carboidratos para quem treina: frutas
As frutas são conhecidas por oferecerem inúmeras vitaminas e minerais. Elas funcionam como combustível antes do esforço físico e ajudam a repor o açúcar no sangue depois dele. Você pode consumi-las in natura ou na forma de sucos (só não vale adoçar ou coar, está bem?).