Estiramento muscular: O que é, sintomas e como tratar

Bem-estar Movimento
06 de Novembro, 2020
Estiramento muscular: O que é, sintomas e como tratar

A maioria das pessoas que praticam exercícios físicos estão expostas a lesões. Como o estiramento muscular, uma lesão leve que ocorre quando as fibras musculares se esticam além dos limites normais.

Geralmente, o estiramento é causado por descuido do atleta, que pode ser resultado de movimentos feitos da maneira incorreta, sobrecarga e fadiga muscular, postura inadequada durante a corrida, diferença de comprimento de membros inferiores e diminuição da amplitude de movimento. Portanto, a falta de flexibilidade pode ser vista como a maior consequência desta lesão.

Leia também: Lesão por esforço repetitivo (LER): Como tratar e evitar

Sintomas do estiramento muscular

Os sintomas de estiramento surgem assim que há o alongamento excessivo dos músculos. De acordo com a gravidade da lesão, o estiramento pode atingir três graus:

  • Primeiro grau: Há estiramento de um pequeno número de fibras musculares, portanto, mas não ocorre a ruptura. Sendo assim, a dor é mais leve e para depois de mais ou menos uma semana; 
  • Segundo grau: O número de fibras atingidas pela lesão chega de 5% a 50% do músculo. Desse modo, a dor também é leve, mas o indivíduo pode ter hemorragia e um processo inflamatório no local. 
  • Terceiro grau: Caracteriza-se pela ruptura total de um músculo ou tendão. A dor pode variar de variada a muito intensa, provocada por poucas contrações no músculo.

A musculatura interna, posterior e anterior da coxa e das panturrilhas são as mais afetadas pelo estiramento. 

Leia também: Tendão de Aquiles: Saiba como tratar e prevenir lesões

Tratamento

O tratamento depende dos sintomas apresentados, resultados dos exames e nível de gravidade da ruptura. 

Contudo, na maioria das vezes o médico pode indicar anti-inflamatórios, fisioterapia e aplicação de gelo e a 4 vezes por dia, a fim de reduzir as dores. Além disso, também é fundamental que o paciente permaneça em repouso.

Após essas recomendações, o ideal é realizar exercícios de recuperação funcional com a orientação  de um profissional, para restaurar a estabilidade funcional e o padrão de movimento.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.