German Volume Training (GVT): técnica para ganhar músculos

29 de março, 2022

O desejo da maioria das pessoas que começa a frequentar a academia é encontrar os exercícios ideais para secar a gordura e ganhar músculos. Dessa forma, existem muitos treinos para atingir esse objetivo. O German Volume Training (GVT) é uma das diversas técnicas da musculação para ganhar massa muscular. Assim, também conhecido como Treino de Volume Alemão ou método das 10 séries, esse tipo de treino é avançado e indicado para pessoas que já treinam há um tempo e possuem bom condicionamento físico.

Dessa forma, por ser um treino intenso e não recomendado para iniciantes, o ideal é realizá-lo com a orientação de um profissional de educação física a fim de evitar lesões.

Leia também: Melhores exercícios para secar gordura e ganhar músculos

Benefícios 

O objetivo principal do German Volume Training é garantir a hipertrofia, sendo essencial para fisiculturistas. Além disso, o treino também pode trazer outros vários benefícios para o corpo:

  • Aumenta a força muscular
  • Acelera o metabolismo;
  • Ajuda a aumentar a resistência dos músculos;
  • Queima calorias.

Como o German Volume Training é feito

Basicamente, no treino GVT você realiza 10 séries de 10 repetições, ou seja, 100 repetições de um único exercício. Isso faz com que o corpo se acostume ao estresse gerado, contribuindo ainda mais com a hipertrofia. Mas para obter os resultados desejados, é importante estar atento às seguintes recomendações:

  • Realize 10 repetições em todas as séries. Pois assim é possível gerar o estresse metabólico desejado;
  • Faça as repetições com 80% do peso que você costuma levantar para 10 repetições ou 60% do peso que você usa para fazer uma série até a falha. Por exemplo, se você faz 10 repetições no supino com 100kg, use 80 kg no método GVT.
  • Descanse 45 segundos entre as primeiras séries e depois 60 segundos nas últimas. Afinal, o músculo já vai estar fadigado e precisa de descanso para realizar mais repetições.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.