Café da manhã reforçado ajuda no emagrecimento, diz estudo

Alimentação Bem-estar
13 de Julho, 2023
Café da manhã reforçado ajuda no emagrecimento, diz estudo

As nossas avós já diziam: “o café da manhã é a principal refeição do dia”, e elas não estão erradas. Não à toa, pesquisadores da NYU Langone Heallth e da NYU Grossman School of Medicine, em Nova Iorque, descobriram que consumir um café da manhã reforçado, ou seja, ingerir mais calorias na primeira refeição do dia, pode ajudar no emagrecimento e diminui os níveis de açúcar no sangue. Os resultados foram apresentados dia 15 de junho na reunião anual da Endocrine Society, em Illinois (EUA).

Café da manhã reforçado e emagrecimento

No estudo, foram selecionados dez participantes com pré-diabetes e obesidade. Os pesquisadores avaliaram o tempo de jejum e a quantidade de calorias ingeridas desses voluntários. Então, eles foram colocados em grupos aleatórios nos primeiros sete dias e realocados em um grupo contrário nos setes dias posteriores. A alimentação consumida esteve de acordo com as necessidades calóricas de cada pessoa. Durante esse processo, medidores de glicose ajudaram a observar os níveis de açúcar no sangue.

Assim, os cientistas puderam observar melhoras na glicemia e nos picos de açúcar no sangue daqueles que adotaram uma alimentação mais equilibrada — em comparação aos que mantiveram uma dieta normal.

Leia também: Dieta de Harvard ensina a montar o prato saudável

Não é qualquer caloria

Para a nutricionista especializada em emagrecimento Marianne Fazzi, um café da manhã nutritivo aumenta as chances de as pessoas não beliscarem antes do almoço e não exagerarem na hora desta refeição. “Por ter adquirido mais fibras e proteínas, o paciente se sente mais saciado e evita aquela fome entre uma refeição e outra”.

Saber o que comer na primeira hora do dia é importante para fazer a diferença no déficit calórico — isto é, ingerir menos calorias do que a gente gasta todos os dias e, desse modo, emagrecer. A nutricionista recomenda consumir:

Em relação às calorias, Marianne relata que cada paciente precisa de um valor energético diferente, mas que nas manhãs, a refeição varia entre 200 a 300Kcal. “Para quem não sabe como calcular os alimentos, existem aplicativos que ajudam nesse processo. Pese os alimentos e coloque no aplicativo, automaticamente ele vai te dizer a quantidade. Mas lembre-se que esses aplicativos trazem estimativas, não exagere” recomenda a nutricionista.

Leia também: O que acontece com o corpo quando não comemos frutas e legumes o suficiente?

Benefícios para a glicemia

Além de ajudar no emagrecimento, uma alimentação balanceada contribui para o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo doenças como o diabetes. “Consumir somente carboidratos, sem a presença de proteínas, tende a elevar rapidamente a quantidade de glicose no sangue. Se a quantidade for alta, esses carboidratos passam por um processo bioquímico, são transformados em ácidos graxos (gordura) e armazenados no tecido adiposo, causando um aumento do nível de glicose e prejudicando o emagrecimento”, finaliza Marianne Fazzi.

Fonte: Marianne Fazzi, nutricionista especializada em emagrecimento à frente da Clínica Trivita

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!