Café antes de dormir: Qual o melhor horário para a bebida?
Estas perguntas são para os amantes do café: você sabe como a bebida age no corpo? Além disso, você sabe até que horas pode tomar café antes de dormir? Muita gente negligencia essa questão. Mas é preciso prestar atenção no horário de consumo do líquido, porque se ingerido logo antes de deitar, ele pode atrapalhar o seu sono.
Como o café age no organismo?
O principal componente do café é a cafeína — substância química de característica oleosa que pertence ao grupo das xantinas (que abrange compostos do cacau e do chá verde, por exemplo).
De acordo com a neuropsiquiatra Gesika Amorim, a cafeína possui ação excitatória porque ela tem a capacidade de inibir os receptores de um neurotransmissor chamado adenosina no corpo. É ele quem dá a sensação de calma e relaxamento, bem como avisa o cérebro de que é hora de dormir.
Com menores quantidades do neurotransmissor agindo no organismo, a frequência cardíaca aumenta, a energia vai lá em cima, seu foco melhora e você fica em estado de alerta. “A cafeína estimula, além disso, a noradrenalina e a adrenalina”, explica a médica. Os dois hormônios também têm ação direta na atenção.
Leia também: Exercícios que dão mais energia que uma xícara de café
Por que algumas pessoas sentem mais o efeito do café do que outras?
“Isso depende muito da velocidade do metabolismo de cada um. Se o seu fígado metaboliza as substâncias mais rapidamente, você provavelmente precisará de mais cafeína do que as pessoas comuns para sentir seus efeitos”, diz Gesika Amorim.
Da mesma forma, pessoas com o metabolismo “rápido” são mais resistentes ao álcool. E se são diabéticas, precisam de mais insulina para o tratamento da doença, por exemplo.
Leia também: Café quebra jejum intermitente? Saiba mais
Qual o melhor horário para tomar café antes de dormir?
O funcionamento da cafeína no organismo dura em torno de seis horas. Portanto, se você costuma deitar às 22h, deve parar de consumir café a partir das 16h. Se dorme mais tarde, 24h, por exemplo, deverá deixar a bebida de lado às 18h.
Fonte: Gesika Amorim, neuropsiquiatra especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental.