Qual é a frequência cardíaca ideal durante o exercício?

Bem-estar Movimento
12 de Janeiro, 2021
Bianca Carolina Pichirilli
Revisado por
Educadora Física • CREF 144786-G/SP
Qual é a frequência cardíaca ideal durante o exercício?

Cada um tem um objetivo quando começa a se exercitar. Seja para emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente abandonar de vez o sedentarismo. Contudo, muitos não sabem qual é a frequência cardíaca ideal durante o treino. A frequência cardíaca (FC) diz respeito ao número de vezes que o coração bate por minuto. Portanto, a frequência máxima trata-se do maior número de batidas que o coração pode atingir dentro de um minuto.

Assim, aumentar a frequência cardíaca ajuda a melhorar o condicionamento físico e queimar calorias. Contudo, a elevação excessiva da FC pode trazer sérios problemas cardiovasculares. Portanto, se você estiver sentindo aperto no peito, dificuldades para respirar ou falar enquanto se exercita, é necessário reduzir a velocidade e controlar a respiração. Em casos de dores no peito, o recomendado é buscar ajuda médica imediatamente.

Fatores que podem influenciar a frequência dos batimentos cardíacos incluem: sedentarismo, hábitos alimentares e medicamentos.

Leia mais em: Como calcular sua frequência cardíaca

Como calcular a frequência cardíaca

Há diferentes formas de entender a frequência cardíaca máxima, a mais simples se baseia em subtrair de 220 a idade do indivíduo, no caso dos homens. Já para as mulheres, o cálculo é a subtração 226 – idade.

Porém, por serem tabelas de estimativa, não haverá um número exato de batimentos cardíacos a serem atingidos. Assim, existem as zonas de treinamento, que indicam a intensidade do treino e qual porcentagem de frequência cardíaca máxima será utilizada para realizar o movimento. Por exemplo, na zona leve, é usado apenas entre 50% e 60% da FC máxima.

No geral, as zonas de desempenho podem ser explicadas com os seguintes exercícios:

  • Zona 1: caminhada;
  • 2: corrida leve;
  • 3: treino aeróbico médio;
  • 4: treino aeróbico forte;
  • 5: treino aeróbico com alta intensidade.

Dessa maneira, a FC máxima recomendada pelos especialistas é:

  • Muito leve: menos de 57%;
  • Leve: entre 57 e 64%;
  • Moderada: 64 a 77%;
  • Intensa: 77 a 95%;
  • Máximo de 96%.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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