O que é metabolismo e como ele funciona em cada faixa etária

Alimentação Bem-estar
17 de Agosto, 2021
O que é metabolismo e como ele funciona em cada faixa etária

O que é metabolismo? A resposta é simples: o conjunto de todas as transformações químicas que ocorrem no nosso organismo. Essas reações são de responsabilidade de diversas enzimas, e podem ter como objetivo produzir energia, fazer outras moléculas (como a proteína)… E por aí vai.

Acontece que a maioria desses processos precisa da queima calórica para acontecer — em algumas pessoas mais, outras menos. Por isso, muita gente culpa o metabolismo “lento” de dificultar o emagrecimento. Mas será que é isso mesmo?

Um artigo publicado no começo de agosto pela revista Science desmente essa crença e revela que a capacidade do nosso corpo de gastar energia aumenta no primeiro ano de vida — quando precisamos alcançar a maturidade nos nossos sistemas —, diminui até os 20 anos, se mantém estável até os 60 e reduz na terceira idade. Entenda melhor:

Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura

O que é metabolismo? Como funcionou o estudo

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Duke, Estados Unidos, utilizou dados de 6.500 voluntários com idades entre 8 dias e 95 anos. Como resultado, os especialistas não só conseguiram identificar quatro fases importantes do metabolismo, como desmistificaram a ideia de que esse processo varia conforme o gênero — por muito tempo, acreditou-se que as mulheres teriam o metabolismo mais “lento” que os homens.

Leia também: Dieta do metabolismo rápido: O que é e como fazer

Principais fases

O estudo mostrou que os recém-nascidos chegam a ter um gasto energético diário duas vezes maior do que os adultos. Em seguida, e após o primeiro ano de vida, esse número cai abruptamente (3% a cada ano) até se manter estável dos 20 aos 60 anos (mesmo no caso de mulheres grávidas!).

Essa última informação, aliás, contraria o senso comum de que o nosso metabolismo “desacelera” ano após ano durante a fase adulta. Isso porque é somente depois dos 60 que a nossa capacidade de queimar calorias volta a diminuir (0,7% ao ano) — e atinge seu nível mínimo nos últimos anos de vida.

Dessa forma, o professor Samuel Klein, diretor do Centro de Nutrição Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, explicou em uma entrevista ao The New York Times por que não devemos culpar o metabolismo de nos fazer engordar. “Quando se trata de aumento de peso, o problema é o mesmo de sempre: as pessoas estão comendo mais calorias do que estão queimando”, disse.

Leia também: Guia para manter o metabolismo acelerado

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes