Exercícios de relaxamento para crianças: Dicas

22 de julho, 2021

Como ajudar as crianças a relaxar? Especialmente em épocas como a atual. Em que o isolamento social acaba gerando tensão e estresse, é necessário oferecer atividades que auxiliem os pequenos a manter o controle emocional e a alegria de viver. “Olhando o ambiente externo, podemos dizer que as crianças passam por um período de grandes tensões sociais e familiares e até mesmo com relação a rotinas que foram quebradas e não acontecem mais”, avalia Gustavo Cardoso, terapeuta integral do Cuida-te Terapias Holísticas e Integrativas e psicopedagogo. Mas, existem exercícios de relaxamento para crianças. Ou seja, atividades que ajudam a acalmar os pequenos.

Ele explica que a inquietação vivida pelas crianças parte das informações recebidas pelos meios de comunicação. Pois, por mais que se tente evitar, elas são muito mais atentas do que pensamos. Recebendo e experienciando o mundo externo sem ter, muitas vezes, conhecimento e maturidade suficientes para construir redes de significados que fazem sentido.

Aprendendo a meditar

Uma das práticas que as crianças podem começar a adotar para relaxar é a meditação. Pois, ela permite um conhecimento maior do corpo, das emoções e do mundo ao redor delas. “As atividades devem ser apresentadas de maneira lúdica. Ou seja, usando brincadeiras, para que elas sejam efetivas e se tornem parte da rotina dos pequenos”, explica Gustavo.

O terapeuta acrescenta que isso é importante porque facilita o caminho do autoconhecimento. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades interpessoais e intrapessoais, impactando a forma com a qual a criança se relaciona consigo e com o mundo.

Para introduzir essa prática na rotina infantil, a sugestão é ensiná-las a aproveitar do momento calmo e tranquilo, prestando atenção à respiração e aos sons que elas conseguem perceber ao redor.

exercícios de relaxamento para crianças

Exercícios de relaxamento para crianças

Além da meditação, o profissional indica exercícios de relaxamento para crianças como:

  • Contato com as emoções: ajude as crianças a compreenderem emoções como raiva, medo, tristeza, nojo, alegria e amor; perceba também como elas reagem a situações cotidianas. 
  • Foco na respiração. Ajude a criança a sentir e prestar atenção no ritmo da sua respiração, percebendo como ela inspira e expira e o quanto isso pode relaxar e acalmar.
  • Alimentação consciente: proporcione momentos calmos e tranquilos para a alimentação. Pode ser um simples lanche ou um jantar em família. Mas, é importante que a criança esteja conectada com aquele momento, com atenção ao presente e sem o uso de objetos externos, como celulares, televisão e jogos.

De acordo com o especialista, conforme a criança for fazendo e repetindo essas ações ao longo dos dias, mais facilmente ela entrará em contato com seus sentimentos e emoções. Assim, construindo equilíbrio e compreendendo o mundo ao seu redor e o mundo interior.

Terapias alternativas

Como cada criança é única e especial, é possível que os exercícios de relaxamento resultem mais efeitos positivos para algumas do que para outras. Mas, se os pais ou adultos ao redor notarem que é preciso mais auxílio para a criança lidar com o estresse, pode ser válido procurar um terapeuta. Pois, ele encaminhará a criança para outros tipos de atendimento e atividades.

“Além dos exercícios de meditação ou práticas esportivas, há algumas terapias que podem ser feitas inclusive à distância. Por exemplo, aromaterapia, arteterapia, reiki, musicoterapia, terapia floral e mandalaterapia”, diz Gustavo, explicando que o adulto responsável que irá acompanhar a sessão só precisa ter um computador ou celular conectado à internet. 

Leia também: Atividades físicas recomendadas para crianças de até 5 anos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.