Atividades físicas recomendadas para crianças de até 5 anos

6 de julho, 2021

As atividades físicas para crianças são essenciais. Afinal, os pequenos também devem se exercitar, mas seguindo algumas recomendações. 

Recentemente, o Ministério da Saúde decidiu lançar o primeiro guia de estímulo à prática de atividade física para a população brasileira. O documento aborda a importância dos exercícios em diferentes ciclos da vida, incluindo crianças de até cinco anos.

De acordo com o guia, é necessário que os pais incentivem os filhos a serem fisicamente ativos, envolvendo-os em jogos e brincadeiras durante o dia. 

Desse modo, com o apoio dos pais, as crianças devem participar de jogos, brincadeiras e outros tipos de atividades físicas que estimulam a responsabilidade e a autonomia. Isso porque, para eles, se exercitar precisa ser feito de forma lúdica.

Existem diversas formas de incluir mais movimento na vida das crianças. Como ir à escola caminhando ou pedalando, junto com os pais e responsáveis.

Leia mais em: Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física

Benefícios das atividades físicas para crianças de até 5 anos

  • Auxiliam no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade;
  • Melhoram a qualidade do sono;
  • Ajudam na coordenação motora;
  • Potencializam as funções cognitivas e a prontidão para o aprendizado;
  • Contribuem para a integração e o desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais;
  • Ajudam no crescimento saudável de músculos e ossos;
  • Melhoram a saúde do coração e a condição física.

Tempo recomendado e exemplos

Segundo o manual do Ministério da Saúde, o tempo de exercício recomendado para as crianças de até cinco anos varia. Além disso, há vários exemplos de atividades físicas para as crianças. Veja abaixo:

  • Crianças de até 1 ano: 30 minutos, distribuídos ao longo do dia ou não. Nessa idade, o recomendado é realizar brincadeiras e jogos que envolvam atividades que deixem a criança de barriga para baixo (de bruços) ou sentada. Além disso, é recomendado estimular movimentos como alcançar, segurar, puxar, empurrar, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se com ou sem apoio, sentar e levantar, entre outros;
  • Crianças de 1 a 2 anos: 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, distribuídas ao longo do dia ou não. É possível realizar atividades como equilibrar-se nos dois pés, girar, rastejar, andar, correr, escalar, pular, arremessar, lançar e segurar;
  • Crianças de 3 a 5 anos: 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, sendo, no mínimo, 1 hora de intensidade moderada a vigorosa. Exemplos: caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, entre outras. Com essa idade, as crianças podem praticar exercícios na aula de educação física escolar. Além disso, natação, ginástica, lutas, danças e esportes também são boas opções.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo