Cabelo poroso: O que significa, como identificar e tratamentos
Cabelo poroso é aquele que geralmente perde a forma e a elasticidade, além de ficar mais áspero, difícil de pentear e quebradiço. Os sintomas são familiares para você? Então pode ser que os seus fios estejam sofrendo com a porosidade capilar. Saiba mais sobre o assunto (e como reverter a situação):
O que é e o que causa um cabelo poroso
Primeiramente, vale entender que a estrutura capilar é formada por três camadas principais:
- Cutícula: parte mais externa do fio;
- Córtex: região intermediária;
- Medula: parte interna do fio.
Quando você submete seu cabelo a agressões externas excessivas — isto é, tinturas, alisamentos, sol, chapinha e secador —, ele perde células da cutícula, expondo as camadas internas dos fios aos mesmos danos. E aí, quando o córtex é atingido, acaba ocorrendo a porosidade capilar (similar a um ressecamento, só que mais intenso e grave).
Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos
Cabelo crespo é mais poroso?
Não necessariamente — nenhum tipo de fio já nasce poroso. Contudo, os crespos têm naturalmente uma maior tendência a perder cutículas (por necessitarem de métodos específicos para desembaraçar e pentear, por exemplo). Por isso, correm mais risco de desenvolver a porosidade se não tratados adequadamente.
Como identificar um cabelo poroso
O melhor meio de descobrir se o seu cabelo está poroso é prestar atenção em como ele anda se comportando no dia a dia. Os sinais mais comuns, portanto, são:
- Texturas muito diferentes entre a raiz e as pontas;
- Descamação dos fios;
- Pontas duplas (ou triplas);
- Quebra;
- Se o seu cabelo for tingido, ele pode ficar esverdeado depois de um banho na piscina. Ou, então, em tons de cinza ou roxo após o uso de produtos matizadores;
- Pouca elasticidade.
Em alguns casos, pode ser necessária uma consulta com um tricologista.
Leia também: Cuidados com os cabelos durante e depois dos treinos
Mitos envolvendo o cabelo poroso
Se você já pesquisou sobre o assunto anteriormente, provavelmente já ouviu falar em um teste caseiro para identificar a porosidade capilar. Funciona assim:
- Em um copo de água, jogue um fio de cabelo limpo;
- Espere 10 minutos;
- Se ele boiar, é porque está poroso demais;
- Por outro lado, se ele ficar no meio, é porque está saudável;
- Se ele afundar, é porque está com pouca porosidade (o que também indica um problema).
Contudo, esse método não é comprovado cientificamente — e muitos profissionais afirmam que ele não passa de uma crendice popular.
Além disso, outra questão que envolve o assunto é a utilização de vinagre de maçã para diminuir a porosidade do fio. Entretanto, apesar de trazer mais maciez e brilho, especialistas dizem que o ingrediente apenas “mascara” o problema — uma vez que fecha a cutícula, mas não trata o interior da fibra capilar. Sem contar que se usado com muita frequência, pode alterar o pH do cabelo.
Leia também: Cabelos no verão: Cuidados essenciais para ter com os fios
Tratamentos e como prevenir o cabelo poroso
Evite agressões excessivas
Se for tomar sol, por exemplo, utilize protetores físicos (como chapéus e bonés) ou produtos que bloqueiem os raios UVA e UVB.
Dê um tempo dos procedimentos químicos
Deixe um intervalo de pelo menos 30 dias entre uma tintura e outra (mesmo que seja apenas um retoque de raiz). Para alisamentos, o período deve ser maior ainda: quatro meses.
Cuidado com chapinhas e secadores
A temperatura tem que ser média, e você sempre deve aplicar um protetor térmico antes de utilizá-los. No caso do secador, mantenha uma distância de pelo menos 30 centímetros entre os fios e o aparelho.
Leia também: Cuidados que você deve ter com os cabelos antes de dormir
Mantenha uma alimentação equilibrada
E beba bastante água para nutrir as estruturas capilares de dentro para fora. Seu médico pode pedir exames de sangue para verificar os níveis de certas vitaminas no organismo.
Faça reconstruções
Use uma máscara reconstrutora a cada 15 dias. Quando o cabelo já estiver saudável, você pode aumentar para a cada 30 dias. Aposte em produtos que contenham proteínas e lipídios na formulação, mas não esqueça de hidratar e nutrir os fios com frequência.