Conheça os benefícios dos BCAAs para o ganho de massa muscular
Se você frequenta a academia ou se preocupa com a própria saúde, provavelmente já ouviu falar dos benefícios dos BCAAs. O nome (Branched-Chain Amino Acids, em inglês), diz respeito a um conjunto de aminoácidos que são essenciais para o corpo humano e especialmente importantes para quem pratica atividade física. Conheça melhor:
Quem são os BCAAs?
Os BCAAs correspondem a três aminoácidos essenciais — leucina, isoleucina e valina. Para entendermos melhor, aminoácidos são as unidades básicas que compõem as proteínas.
Existem nove tipos consideradas essenciais, as quais o corpo humano não produz naturalmente e, portanto, precisamos ingeri-las por meio da alimentação. Os BCAAs, juntos, representam cerca de 35% de todos os aminoácidos essenciais presentes em nossos músculos¹.
Quais os benefícios dos BCAAs?
Os BCAAs garantem vantagens para todas as pessoas — incluindo quem não tem o objetivo de aumentar a massa muscular. Isso porque eles contribuem para reduzir a fadiga mental².
Contudo, eles são bem famosos entre os praticantes de atividade física porque também apresentam os seguintes benefícios, de acordo com a médica nutróloga Dra Marianna Magri:
- Prevenir a perda de massa muscular;
- Reduzir dores musculares após o treino;
- Diminuir danos ao tecido muscular após atividades intensas, ajudando os músculos a se recomporem;
- Potencializar o ganho de massa magra;
- Auxiliar no rendimento físico;
- Reduzir o risco de lesões.
Ainda segundo a especialista, enquanto a leucina é um dos principais combustíveis de ação anabolizante do corpo, a valina é responsável pelo reparo dos tecidos e a isoleucina age no desenvolvimento dos músculos.
Além disso, juntos, os BCAAs estimulam a liberação de hormônios que sinalizam ao corpo a necessidade de construção de mais proteínas.
Leia também: Nutrientes que aumentam a saciedade: saiba quais incluir na dieta
Quanto consumir por dia?
A necessidade desses aminoácidos varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, sexo biológico, metabolismo basal e outras questões. Eles podem ser encontrados em alimentos como ovos, carne bovina e frango.
Caso a pessoa não consiga atingir a quantidade indicada para ela somente com a dieta, pode ser recomendada a suplementação das substâncias, que deve ser feita sempre por um profissional capacitado.
Já existem inúmeros produtos no mercado enriquecidos com os BCAA’s que tornam a rotina alimentar mais prática e nutritiva. Consulte um especialista!
Pensando em todos esses benefícios, a Piracanjuba desenvolveu o “Piracanjuba Whey”, uma bebida láctea saborosa e nutritiva que fornece 5g de BCAA em apenas 250 ml de produto. Portanto, aproveite esse super produto para consumir quando e onde quiser!
Fonte:
- Dra Marianna Magri, médica nutróloga titulada pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.
Referências:
- [¹] – ROGERO, Marcelo M; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Rev Bras Cienc Farm, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-93322008000400004. Acesso em: 26/08/2022;
- [²] – ZEISER, Cristiane C; CORSEUIL, Herton X. Aminoácidos de cadeia ramificada e suas relações com a prática de atividades físicas e com a saúde. E F Deportes, 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd136/aminoacidos-de-cadeia-ramificada-e-atividades-fisicas.htm. Acesso em: 26/08/2022.