Confira os alimentos mais calóricos do Natal
Que os pratos típicos do Natal são deliciosos, não podemos negar. Contudo, infelizmente eles também podem ser bastante calóricos e gordurosos. Você sabe, por exemplo, quais alimentos mais engordam na ceia?
Alimentos mais calóricos do Natal
Primeiramente, é sempre bom lembrar: nenhum alimento, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer ou ganhar peso. Afinal, o que conta mesmo é o todo: como é a sua alimentação no dia a dia, quantas calorias você consome, e quantas você gasta. Dito isso, vamos aos fatos:
1 – Rabanada
A rabanada nada mais é do que uma fatia de pão mergulhada em uma mistura de leite, leite condensado e ovos, frita na manteiga (ou no óleo) e coberta por açúcar refinado. Por isso, nem precisamos falar que a rabanada não é muito saudável para o corpo, não é mesmo? Além de gordurosa, essa sobremesa extrapola a quantidade de açúcar. Assim, uma fatia pode carregar até 300 calorias.
Para um preparo mais saudável, utilize o pão integral e o adoçante culinário no lugar do açúcar. Em vez de fritar em óleo, leve para a airfryer.
2 – Chocotone trufado
A receita tradicional inclui farinha de trigo branca, açúcar e chocolate — além de leite, ovos e manteiga ou margarina, mas em menores proporções, por exemplo. O que torna o alimento uma fonte de carboidrato refinado: termo genérico geralmente usado para descrever carboidratos que tiveram a maior parte de seu valor nutricional removido durante o processo de fabricação. Ou seja, eles contêm quase nada de fibras e nutrientes.
E se a versão clássica já é bastante calórica, aquelas trufadas, que são recheadas e cobertas com uma generosa calda de chocolate ao leite derretido, são verdadeiras bombas de calorias: uma fatia pode chegar a 400 cal!
Não consegue resistir? Tenha em mente o tamanho da porção. E hoje, já existem diversas versões “fit” desse produto: low carb, sem açúcar, integral…
3 – Pavê
Quem nunca escutou (ou até fez) a piada do pvê no Natal, que atire a primeira pedra. A sobremesa é brasileira, mas com inspiração francesa, e leva camadas de creme, biscoito e chocolate. Por ser preparado com leite condensado, é rico em açúcar, e um pedaço pequeno pode conter até 200 calorias.
4 – Farofa completa
O valor calórico da farofa vai depender muito dos itens usados para incrementá-la. Assim, quando se trata da receita completa (com farinha de mandioca, ovos cozidos, bacon, linguiça, azeitona, salsa, óleo, cebola e sal), as calorias realmente podem atingir as alturas: cerca de 400 em 100g do alimento.
Vale lembrar, também, que a farinha de mandioca é rica em carboidratos, mas pobre em fibras, o que não ajuda com a sensação de saciedade — provavelmente, a fome vai aparecer novamente poucas horas depois de consumir a delícia.
Leia também: Começou o verão! Dicas para manter a dieta na estação
Alimentos mais calóricos do Natal não deveriam ser motivo de neura!
Para quem está seguindo uma dieta para perder peso, saber quais alimentos são mais calóricos e menos nutritivos pode ser importante. Contudo, esse não deve ser o foco do Natal. A data é tradicional e envolve momentos de afeto entre a família e os amigos. Geralmente, as receitas são preparadas com muito carinho, e os jantares reúnem quem a gente passa o ano todo sem ver.
Por isso, nada de culpa ou medo das ceias: elas podem sim fazer parte de uma estratégia alimentar saudável. O segredo é entender que elas devem ser exceções dentro da rotina — isto é, se durante a semana você mantiver uma dieta equilibrada, não tem problema comer o que gosta no Natal, por exemplo.