Melhores alimentos para quem tem pressão baixa
A hipotensão, conhecida popularmente como pressão baixa, é um condição comum, mas que pode causar desconfortos. Tontura, fraqueza, visão embaçada ou escurecida e suor frio são os principais sintomas de um episódio de pressão baixa.
Veja também: Como melhorar a pressão arterial com apenas dois hábitos
O que é e quais as causas da pressão baixa?
Para o sangue circular para todos os órgãos de forma eficiente, o corpo depende da pressão arterial equilibrada. Existe um parâmetro que norteia o sistema vascular, que oscila entre 90 X 60 mmHg (9 por 6) e 120 X 80 mmHg (12 por 8). Abaixo desse limite, é sinal de hipotensão.
Dentre as causas, se destacam:
- Desidratação.
- Alteração brusca de temperatura — geralmente do frio para muito calor.
- Levantar-se rapidamente.
- Falta de alimentação adequada ou longo período em jejum.
- Atividade física extenuante.
- Uso de certos tipos de medicamentos.
- Predisposição genética.
- Condições de saúde como hipoglicemia, embolia pulmonar, infecção generalizada, entre outros
Quando o corpo enfrenta uma crise de pressão baixa, falta o fornecimento adequado de sangue a todas as partes do corpo. Como consequência, órgãos e membros não recebem oxigênio nem nutrientes para funcionarem. Em casos leves, a pressão arterial cai e se restabelece ao repousar, beber água ou se alimentar.
Entretanto, há pessoas que sofrem risco de vida se a hipotensão for severa e prolongada, dependendo da causa. Afinal, pode causar um choque devido à deficiência do fluxo de sangue.
Como a alimentação pode melhorar a pressão baixa?
Manter uma boa nutrição, sobretudo em dias mais quentes ou antes de um treino, pode prevenir a hipotensão. Alguns nutrientes, como o magnésio, carboidratos, cálcio e proteínas, oferecem energia para manter a pressão arterial sob controle.
Além da alimentação, alguns hábitos podem reduzir as chances de hipotensão. Fazer atividade física com frequência, beber bastante água, ter boas noites de sono e evitar se expor ao calor por muito tempo são práticas essenciais contra o problema.
Pressão baixa: o que comer?
Laranja
Além de combater a falta de energia, algo comum de sentir se durante a pressão baixa, a laranja é fonte de vitamina C, que hidrata o organismo. Outras frutas que podem ter o mesmo efeito são as demais frutas cítricas, frutas vermelhas (morango, cranberry, mirtilo, framboesa ), melão e melancia, que são ricas em água e, portanto, hidratantes.
Oleaginosas
Castanhas, amêndoas e outras oleaginosas são boas opções de alimentos para quem tem pressão baixa. Elas auxiliam no controle da pressão arterial, são fontes de vitaminas, especialmente as do complexo B, e ácidos graxos, como o ômega-3, excelente para a saúde do coração, da pele e do cérebro.
Chocolate amargo
O chocolate amargo é fonte de antioxidantes, principalmente os flavonoides, e pode ser benéfico para quem tem pressão baixa. Além disso, é fonte de teobromina, presente no cacau, substância que protege a saúde cardiovascular.
Alecrim
O alecrim é uma erva que ajuda na circulação sanguínea e possui efeito antioxidante.
Banana
A banana é fonte de energia, além de conter diversas vitaminas e minerais, como o potássio, um mineral chave para a circulação sanguínea e, consequentemente, para a regulação da pressão arterial.
Abacate
Assim como as oleaginosas, o abacate é uma grande fonte de ômega-3. Por isso, promove a melhor regulação da pressão arterial, garantindo que ela se mantenha em níveis normais.
Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate
Coco
O coco é rico em gorduras boas e rende muita energia ao organismo. Além disso, é abundante potássio, o que também proporciona a melhor regulação da pressão arterial.