Melhores alimentos para quem tem pressão baixa

Alimentação Bem-estar
16 de Outubro, 2023
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Melhores alimentos para quem tem pressão baixa

A hipotensão, conhecida popularmente como pressão baixa, é um condição comum, mas que pode causar desconfortos. Tontura, fraqueza, visão embaçada ou escurecida e suor frio são os principais sintomas de um episódio de pressão baixa. 

Veja também: Como melhorar a pressão arterial com apenas dois hábitos

O que é e quais as causas da pressão baixa?

Para o sangue circular para todos os órgãos de forma eficiente, o corpo depende da pressão arterial equilibrada. Existe um parâmetro que norteia o sistema vascular, que oscila entre 90 X 60 mmHg (9 por 6) e 120 X 80 mmHg (12 por 8). Abaixo desse limite, é sinal de hipotensão.

Dentre as causas, se destacam:

  • Desidratação.
  • Alteração brusca de temperatura — geralmente do frio para muito calor.
  • Levantar-se rapidamente.
  • Falta de alimentação adequada ou longo período em jejum.
  • Atividade física extenuante.
  • Uso de certos tipos de medicamentos.
  • Predisposição genética. 
  • Condições de saúde como hipoglicemia, embolia pulmonar, infecção generalizada, entre outros

Quando o corpo enfrenta uma crise de pressão baixa, falta o fornecimento adequado de sangue a todas as partes do corpo. Como consequência, órgãos e membros não recebem oxigênio nem nutrientes para funcionarem. Em casos leves, a pressão arterial cai e se restabelece ao repousar, beber água ou se alimentar. 

Entretanto, há pessoas que sofrem risco de vida se a hipotensão for severa e prolongada, dependendo da causa. Afinal, pode causar um choque devido à deficiência do fluxo de sangue. 

Como a alimentação pode melhorar a pressão baixa?

Manter uma boa nutrição, sobretudo em dias mais quentes ou antes de um treino, pode prevenir a hipotensão. Alguns nutrientes, como o magnésio, carboidratos, cálcio e proteínas, oferecem energia para manter a pressão arterial sob controle.

Além da alimentação, alguns hábitos podem reduzir as chances de hipotensão. Fazer atividade física com frequência, beber bastante água, ter boas noites de sono e evitar se expor ao calor por muito tempo são práticas essenciais contra o problema.

Pressão baixa: o que comer?

Laranja

Além de combater a falta de energia, algo comum de sentir se durante a pressão baixa, a laranja é fonte de vitamina C, que hidrata o organismo. Outras frutas que podem ter o mesmo efeito são as demais frutas cítricas, frutas vermelhas (morango, cranberry, mirtilo, framboesa ), melão e melancia, que são ricas em água e, portanto, hidratantes.

Oleaginosas

Castanhas, amêndoas e outras oleaginosas são boas opções de alimentos para quem tem pressão baixa. Elas auxiliam no controle da pressão arterial, são fontes de vitaminas, especialmente as do complexo B, e ácidos graxos, como o ômega-3, excelente para a saúde do coração, da pele e do cérebro. 

Chocolate amargo

O chocolate amargo é fonte de antioxidantes, principalmente os flavonoides, e pode ser benéfico para quem tem pressão baixa. Além disso, é fonte de teobromina, presente no cacau, substância que protege a saúde cardiovascular. 

Alecrim

O alecrim é uma erva que ajuda na circulação sanguínea e possui efeito antioxidante. 

Banana

A banana é fonte de energia, além de conter diversas vitaminas e minerais, como o potássio, um mineral chave para a circulação sanguínea e, consequentemente, para a regulação da pressão arterial.

Abacate 

Assim como as oleaginosas, o abacate é uma grande fonte de ômega-3. Por isso, promove a melhor regulação da pressão arterial, garantindo que ela se mantenha em níveis normais.

Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Coco

O coco é rico em gorduras boas e rende muita energia ao organismo. Além disso, é abundante potássio, o que também proporciona a melhor regulação da pressão arterial.

Fontes

Manual MSD

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva