Como melhorar a pressão arterial com apenas dois hábitos

Saúde
17 de Maio, 2023
Como melhorar a pressão arterial com apenas dois hábitos

A hipertensão está na lista das doenças crônicas não transmissíveis, as DCNT. Silenciosa, a condição pode elevar o risco de enfermidades cardiovasculares e trazer outros problemas à saúde. Para algumas pessoas que convivem com o quadro, existe a constante preocupação de como melhorar a pressão arterial. Afinal, mantê-la sob controle previne complicações futuras.

De acordo com a OMS, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são afetadas pela hipertensão arterial.

“Somente no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que este ano teremos aproximadamente 400 mil óbitos por doenças cardiovasculares. O aumento crônico da pressão arterial prejudica e sobrecarrega o funcionamento do coração e vasos sanguíneos. Por isso, seus efeitos são mais perceptíveis ao longo do tempo. Como resultado, pode evoluir para o crescimento do órgão (cardiomegalia) e insuficiência cardíaca”, alerta Leonardo  Demambre, médico e coordenador médico da Amparo Saúde, do Grupo Sabin.

Alguns sinais, como o surgimento de tontura, dor no peito, dor de cabeça, visão borrada e zumbido no ouvido, por exemplo, podem ser sinais de alerta para a doença.

Veja também: Novo teste de câncer propõe diagnóstico por meio da urina

Como melhorar a pressão arterial com apenas duas mudanças

Apesar do perigo à vida, a hipertensão é tratável, e boa parte da solução está no estilo de vida. “Embora exista o peso da predisposição genética, muitos dos fatores de risco para a hipertensão são modificáveis. Por isso, as mudanças de hábitos são tão importantes para a prevenção e controle da doença”, explica Leonardo Mambre.

Para o especialista, duas mudanças podem fazer a diferença na vida de quem quer melhorar os níveis da pressão arterial. A seguir, veja quais:

Comece pela alimentação

“Aumentar a ingestão de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais são indispensáveis para o tratamento. Além disso, consumir moderadamente oleaginosas e reduzir o consumo de gorduras, sódio, doces e bebidas com açúcar, carnes vermelhas e principalmente de alimentos industrializados. A qualidade da alimentação traz benefício direto para o controle da pressão arterial”, orienta o médico.

Movimente-se

O sedentarismo é um fator de risco para inúmeras doenças, assim como pode piorar o quadro de hipertensão. “Sobretudo para aqueles que exercem atividades em que passam longas horas sentados. É preciso realizar, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada, para evitar o sedentarismo. Outras práticas também podem agregar ao condicionamento cardiovascular e com menor impacto na rotina das pessoas. Por exemplo, trocar o elevador por escada, fazer trajetos curtos a pé e levantar-se por 5 minutos a cada 30 minutos sentado”, finaliza.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma