Abóbora-d’água: Benefícios e como consumir
A abóbora-d’água é um vegetal de sabor suave. Nativa da Ásia e também conhecida como “melão-do-inverno”, é muito utilizadas na medicina tradicional chinesa e na Ayurveda indiana. Mas, não tão popular no Brasil.
Benefícios da abóbora-d’água
Ajuda no emagrecimento
Por ser pouco calórica (100 gramas contém aproximadamente 13 calorias), a abóbora-d’água é aliada de quem busca perder peso. Além disso, é rica em fibras – que melhoram o funcionamento intestinal e previnem o inchaço.
Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino
Fortalece a imunidade
Sua composição é lotada de minerais importantes para a saúde e que cumprem e promovem diversas funções no corpo. Principalmente, ferro, magnésio e fósforo. Assim, tais substâncias, além de ajudar a manter o corpo e o sistema imunológico fortalecidos, aliviam processos inflamatórios.
Abóbora-d’água é fonte de vitamina C
A abóbora d’água é fontede vitamina C. Ou seja, a principal função da vitamina C é ajudar a blindar o sistema imunológico contra gripes, resfriados e outras doenças. Mas, há outros papéis que beneficiam a saúde e que reforçam a importância do nutriente em nossa alimentação. Confira.
- Ajuda na regeneração de tecidos e ossos lesionados.
- Otimiza a absorção de ferro e a produção de colágeno.
- Pode prevenir o desenvolvimento de alguns agentes cancerígenos (nitrosaminas) presentes em alimentos embutidos.
- Tem poder antioxidante, que evita a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
- Ajuda no clareamento de manchas da pele e uniformiza o tom da pele. Por isso, se tornou o ingrediente queridinho na rotina de skincare.
- Preserva a saúde da visão, pois previne a degeneração da mácula, área dos olhos que desempenha papel importante ao enxergar. Assim, estudos apontam que a vitamina também é capaz de proteger os olhos contra o desenvolvimento de catarata.
- Pode prevenir derrames. Pois, equilibra os níveis de colágeno e elastina, que evitam o rompimento de coágulos e a formação de placas nas artérias.
- Por fim, auxiliar a movimentar o estoque de gordura e portanto sua queima, pois participa da produção de carnitina, agente que transporta gorduras que se transformam em combustível para o corpo.
Melhor controle da glicemia
Há indícios científicos de que a abóbora-d’água possa ajudar na prevenção de diabetes de tipo 2. Ou seja, suas propriedades promovem o controle do nível de açúcar no sangue.
Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Pode prevenir úlceras
Segundo cientistas da Universidade de Deakin, na Austrália, as propriedades da abóbora-d’água ajudaram a prevenir a formação de úlceras em ratos, como demonstrado em seu estudo. Contudo, resultados em humanos ainda são inconclusivos.
Como consumir a abóbora-d’água
- Saladas;
- Cozida, frita ou assada;
- Refogada;
- Purê, sopas e caldos.
Leia também: Semente de abóbora: Benefícios e como incluir na dieta