Vitaminas para aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados

Saúde
26 de Maio, 2023
Vitaminas para aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados

Em tempos de gripes e resfriados frequentes, manter o sistema imunológico forte é essencial para garantir que a saúde e o bem-estar estejam “em dia”. Além de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, existem vitaminas e suplementos que podem ser ótimos aliados na missão de aumentar a imunidade.

A imunidade abrange um conjunto de mecanismos responsáveis por defender o corpo de agentes infecciosos invasores no organismo. Consequentemente, quando a imunidade está baixa, a pessoa fica suscetível ao ataque de vírus e bactérias, que podem provocar diferentes doenças comuns principalmente durante as estações mais frias.

Outro fator que contribui para que a imunidade fique baixa durante o frio é a mudança de hábitos. Nessa época do ano, é comum que as pessoas deixem de praticar exercícios e façam alterações na alimentação, o que pode causar uma redução na resposta imunológica do nosso corpo.

As vitaminas entram como um reforço para a imunidade porque atuam como cofatores em diversas reações bioquímicas, promovendo o funcionamento adequado do sistema imunológico e fortalecendo as defesas do organismo. Listamos abaixo quais são as principais vitaminas e minerais que desempenham esse papel. Confira!

Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!

Principais minerais e vitaminas para imunidade

Vitamina C

Impossível falar de imunidade e não mencionar a vitamina C. Ela protege as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções e pode ser encontrada em alimentos como laranja, kiwi e morango. 

Vitamina D

Obtida principalmente através da exposição solar, a vitamina D estimula a produção de peptídeos antimicrobianos, que ajudam a combater bactérias, vírus e fungos. Ela também está presente em alimentos como salmão e gema de ovo

Vitamina A

A vitamina A desempenha um papel essencial na manutenção da saúde das mucosas, que são barreiras protetoras presentes nas vias respiratórias, trato gastrointestinal e urinário. Ela pode ser encontrada em alimentos como cenoura, batata-doce e espinafre.

Vitamina E

Antioxidante, a vitamina E desempenha um papel importante na manutenção da integridade das membranas celulares, o que é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Está presente em alimentos como amêndoas, sementes e óleos vegetais.

Selênio

O selênio é um mineral que está envolvido na produção de enzimas antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação. Castanha-do-pará, peixes, aves, grãos integrais e ovos são boas fontes alimentares de selênio.

Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade no frio

Vitamina B6

Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 está envolvida na produção de anticorpos e na atividade de células imunológicas, como os linfócitos, e pode ser encontrada em alimentos como carne, aves, grãos integrais e legumes.

Vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para a produção de células sanguíneas e desempenha um papel importante na maturação e atividade das células imunológicas. É encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios.

Zinco

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o zinco também está envolvido na produção e atividade de várias células do sistema imunológico, incluindo linfócitos e os macrófagos. Pode ser encontrado em alimentos como carnes, legumes e sementes. 

Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que estimulam a produção de citocinas anti-inflamatórias e fortalecem a barreira intestinal. É possível consumir os probióticos em iogurtes, kefir e suplementos específicos.

Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de ácido graxo que ajuda a regular a resposta inflamatória do corpo e a aumentar a atividade das células imunológicas. Peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são excelentes fontes de ômega 3.

Leia mais: Vacina da gripe do SUS x rede privada: afinal, existe diferença?

Consulte um profissional para entender quais vitaminas são ideais para você

Apesar de todas as vitaminas citadas acima apresentarem diversos benefícios ao corpo humano, o consumo exagerado e deliberado desses ativos sem prescrição médica ou sem que haja uma real necessidade pode acabar afetando os anticorpos e todo o sistema imunológico, gerando um efeito totalmente contrário do esperado. 

Dessa forma, não basta apenas saber o que é bom para a imunidade, mas, sim, o que é bom para a sua imunidade. Consultar um médico ou nutricionista é fundamental para entender suas necessidades individuais e também a dosagem adequada de vitaminas para você.

A suplementação personalizada é a forma mais segura de garantir os nutrientes que seu corpo precisa porque faz combinações estratégicas, pensadas para suprir a demanda do seu sistema imunológico.

Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!

Leia também:

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas

pés de pessoas calçando botas andando no meio de uma enchente
Saúde

Dengue ou leptospirose? Como diferenciar os sintomas

Após cheias como as do Rio Grande do Sul, as duas doenças podem coexistir e infectar simultaneamente a população; orientação é procurar atendimento médico para o diagnóstico