Tupinambo: O que é e benefícios do vegetal
O tupinambo é um tubérculo nativo do continente americano e seu nome é proveniente dos nativos Tupinambá, povo indígena brasileiro. Também é chamado de alcachofra-girassol, alcachofra-de-Jerusalém e girassol-batateiro. Assim, a planta, uma variedade do girassol, pode chegar até os 4 metros de altura e seus frutos são similares às sementes de girassol.
O tubérculo de cor marrom é comestível e possui ricas propriedades. Além disso, é fisicamente similar ao gengibre. Mas, seu sabor é bastante distinto: é doce, crocante e parecido com das nozes.
Benefícios de consumir o tupinambo
Controla o açúcar no sangue
O tupinambo controla o nível de açúcar no sangue. Isso ocorre por causa da inulina, o que faz desse tubérculo um alimento indicado para pessoas com diabetes. Ou seja, suas raízes armazenam inulina em vez de amido, que é um carboidrato que se transforma em frutose quando é cozido. Além disso, é uma ótima fonte de fibras, o que também ajuda nesse sentido.
Leia também: Quem sofre de diabetes tem mais chance de complicações por coronavírus
Previne a anemia
O tubérculo é rico em minerais importantes, como o ferro. Por isso, o consumo do tupinambo é excelente para prevenir anemia, deficiência desse mineral no corpo, o que acarreta na baixa quantidade de hemoglobina.
Combate prisão de ventre
Não só, sua abundância em fibras facilita o bom funcionamento do trato intestinal. Por isso, ajuda a prevenir a constipação, também chamada de prisão de ventre.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Fortalece a imunidade
O tubérculo contém outros minerais em sua composição, além de vitaminas. Mas, em especial, é rico em vitamina C. Por isso, é possível associar seu consumo a benefícios para a imunidade. Assim, como se fosse uma fortaleza, a imunidade é uma espécie de muralha que trabalha a favor das defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo.
Como consumir o tupinambo
- Ao forno;
- Cozido;
- Na brasa;
- Como purê;
- Em sopas e caldos.