Quem sofre de diabetes tem mais chance de complicações por coronavírus

Saúde
22 de Maio, 2020
Quem sofre de diabetes tem mais chance de complicações por coronavírus

Um estudo recente em larga escala concluiu que o diabetes tipo 1 e o tipo 2 estão associados a um risco maior de morte relacionada ao coronavírus. De acordo com a pesquisa, comandada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, um terço dos óbitos por COVID-19 em hospitais na Inglaterra ocorreram em indivíduos com diabetes.

Nos últimos meses, os pesquisadores correram para coletar informações sobre os efeitos do vírus. Mas, agora, com milhões de casos em todo o mundo, os cientistas estão tentando entender quais fatores têm uma associação com resultados mais graves. Entre esses fatores está diabetes. Assim, como explicam os autores do estudo recente, análises iniciais da Itália, China, Estados Unidos e Reino Unido sugerem que indivíduos com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver casos mais graves de COVID-19.

Diabetes e coronavírus: Entenda a relação

Segundo os autores, trata-se do “maior estudo relacionado ao COVID-19, cobrindo quase toda a população da Inglaterra, e é o primeiro a investigar os riscosde morte no hospital com coronavírus por tipo de diabetes”.

Os cientistas extraíram informações do Sistema de Notificação de Pacientes COVID, que registra todas as mortes hospitalares relacionadas ao coronavírus. Foram usados dados de 1º de março a 11 de maio de 2020.

Leia também: Como emagrecer na quarentena: A melhor dieta nesse momento

“Houve 23.804 mortes relacionadas ao COVID-19. Um terço ocorreu em pessoas com diabetes: 7.466 (31,4%) com tipo 2 e 365 (1,5%) com diabetes tipo 1”, descreve o documento da pesquisa. 

A partir da análise, os autores concluíram que, em comparação com indivíduos sem diabetes, pessoas com diabetes tipo 1 tinham 3,5 vezes mais chances de morrer no hospital com COVID-19. Da mesma forma, indivíduos com diabetes tipo 2 tiveram 2,03 vezes mais chances de morrer no hospital em decorrência do vírus.

Contudo, os pesquisadores afirmam que “todos os tipos de diabetes estão independentemente associados a um aumento significativo do risco de morte hospitalar pela pandemia. 

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição na produção de insulina pelo pâncreas, e uma diminuição da ação da insulina ou resistência à insulina nas células.

Muitos são os fatores que causam este problema, entre eles:

  • Sobrepeso/obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Dietas ricas em carboidratos (principalmente os refinados, processados, industrializados);
  • Histórico familiar;
  • Hipertensão;
  • HDL (“colesterol bom”) baixo;
  • Triglicérides elevado;
  • Uso de medicamento que aumentam a glicemia.

Leia também: Como está a alimentação durante a quarentena para os brasileiros?

https://www.youtube.com/watch?v=ftIHSprosIo&t=1244s

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar