Tucumã: Propriedades e benefícios da fruta brasileira
Tucumã é uma fruta típica da região Norte do Brasil, parecida com a jaracatiá e rica em propriedades anti-inflamatórias. Por isso, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele. Não só, por ser rica em gorduras boas, favorece também a saúde do coração. O sabor de sua polpa parece com o sabor de castanhas.
Propriedades da tucumã
A princípio, a tucumã é uma fruta rica em ômega-3, fibras, vitaminas (vitamina A, vitamina B1 e vitamina C principalmente).
Benefícios da tucumã para a saúde
Pele saudável
Rica em vitamina A, vitamina C e antioxidantes, a fruta faz bem para a pele. Ou seja, ajuda no tratamento de acne e pode prevenir o envelhecimento precoce.
Imunidade forte
Além disso, por combater inflamações, a fruta também torna a imunidade mais forte. Isso dificulta que doenças prejudiquem o corpo.
Protege a saúde do coração
Ainda, seus nutrientes ajudam a controlar o colesterol. Dessa forma, a saúde do coração é favorecida. Resumidamente, o colesterol alto pode provocar problemas como, por exemplo, a pressão alta. A fruta também melhora a circulação sanguínea.
Leia mais: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças
Previne a constipação
A constipação, também chamada de prisão de ventre, pode ser prevenida por meio do consumo de alimentos ricos em fibras – como é o caso da tucumã. Ou seja, incluir a fruta na alimentação melhora o funcionamento intestinal. Também pode ajudar na perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade.
Como consumir a tucumã
É possível consumir a fruta naturalmente, em conserva ou compotas, na salada de frutas e mais. Também é possível fazer sucos, geleias, doces e vitaminas com ela.
Além disso, ela pode fazer parte da fabricação de produtos de beleza, como cremes hidratantes, loções e máscaras de hidratação capilar.
Leia também: Bacupari: Propriedades e benefícios da fruta brasileira