Terminar relacionamento pode mesmo emagrecer, diz estudo

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
11 de Novembro, 2020
Terminar relacionamento pode mesmo emagrecer, diz estudo

Términos de relacionamentos podem ser bastantes complicados e até traumáticos. Em razão disso, não é incomum que pessoas que recentemente terminaram um namoro ou casamento passem por uma fase de perda de peso. Portanto, em um estudo recente, comprovou-se que emagrecer depois de terminar um relacionamento é mesmo comum e é um fenômeno que pode ser explicado cientificamente.

Basicamente, com o término, sentimentos como frustração, decepção e tristeza podem surgir. Não só, a autoestima pode ser severamente afetada. Por isso, eles podem causar a perda de apetite, principal razão para a perda de peso pós-término. Afinal, a saúde mental e a saúde física estão intimamente conectadas.

Leia também: Relacionamento abusivo aumenta risco de depressão e ansiedade

Terminar um relacionamento pode mesmo emagrecer. Entenda

Segundo o estudo, realizado pela empresa de suplementos Forza, no primeiro mês após o término mulheres tendem a perder até 3 quilos. Em resumo, tal emagrecimento se deve principalmente ao alto nível de cortisol que usualmente acompanha as primeiras semanas posteriores ao fim da relação. O cortisol é o hormônio do estresse e, apesar de poder ocasionar a perda do apetite, ele também pode ter o efeito contrário e impulsionar episódios de compulsão alimentar. Ou seja, algumas pessoas podem acabar perdendo peso, mas também há quem ganhe peso nessa fase.

Leia mais: Cortisol em excesso pode engordar?

Há quem chame esse efeito de “dieta do coração partido”, porém, não se trata exatamente de uma dieta, mas sim de um efeito da saúde mental sobre a saúde física. Não só, o efeito do término se propaga além do primeiro mês depois do término e, após um ano, pode levar a uma perda de peso bastante notável – até 6 quilos, segundo o estudo.

No entanto, os efeitos de um término são diferentes para cada pessoa e a forma como se lida com aquilo. Porém, de qualquer maneira, é preciso priorizar sua saúde mental e sempre buscar formas de mantê-la cuidada, seja por meio de terapia, da prática de atividades físicas ou do que trouxer alívio e prazer até para os dias mais complicados.

Leia também: Por que a saúde física é essencial para a saúde mental?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor