Tepache: Conheça a bebida fermentada e seus benefícios
O tepache é uma bebida fermentada, tal como kombucha, rejuvelac e kefir, original do México. Ela beneficia a saúde da flora intestinal, ajuda na digestão e é fonte de diversos nutrientes excelentes para o organismo. Além disso, pode ser preparada em casa, com apenas alguns ingredientes.
Benefícios do tepache
Previne a constipação
Por ser uma bebida fermentada e fonte de probióticos, é benéfico para a saúde do intestino. Portanto, seu consumo ajuda no trânsito intestinal e na digestão e, por isso, previne a constipação, ou seja, a prisão de ventre.
Leia também: Probióticos e prebióticos: Qual a diferença?
Imunidade fortalecida
Um intestino saudável e funcionando bem beneficia a imunidade. Assim, o tepache pode garantir a maior eficiência da ação protetora do sistema imunológico. Ainda, essa é uma bebida rica em vitamina C, que é naturalmente anti-inflamatória – e estimula a produção de colágeno, o que garante também a maior firmeza da pele.
Leia também: Kombucha de café: Conheça a bebida fermentada
Como preparar tepache em casa
Ingredientes
- 1 abacaxi bem maduro
- 2 cravos-da-índia
- 2 grãos de pimenta-da-jamaica
- 1 pau de canela de 10 cm
- 500 g de rapadura ou açúcar mascavo
- 200 ml de cerveja leve
- 9 e 1/2 xícaras de água
Modo de preparo
Corte a base e a coroa do abacaxi. Lave bem o abacaxi com casca em água corrente. Em seguida, corte-o em cubos de 3 cm, com a polpa e casca. Coloque o abacaxi cortado em um recipiente grande de vidro, barro ou de cerâmica.
Depois, amasse os temperos e junte ao abacaxi, adicionando 8 xícaras de água e misture. Cubra o recipiente com um papel toalha ou pano de prato bem limpo e prenda-o com um elástico em volta do boca do recipiente. Assim, coloque-o em lugar com uma temperatura morna, a temperatura ideal é entre 23 a 30 C, para ajudar a mistura a fermentar, ficando borbulhante na superfície.
Contudo, a fermentação ocorre aproximadamente em 3 dias, dependendo da temperatura.
Por fim, em uma panela, coloque 1 e 1/2 xícara de água com 500 g de rapadura ou açúcar mascavo e leve ao fogo, mexa bem para dissolve-lo.
Leia também: Chá de casca de abacaxi: Benefícios e como preparar